• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Por que Cogna (COGN3), Yduqs (YDUQ3) e IRB Brasil (IRBR3) tiveram os piores desempenhos da semana na Bolsa

Veja os três papéis registraram as maiores quedas na B3 na semana de 13 a 16 de outubro

Por E-Investidor

16/10/2020 | 18:50 Atualização: 03/12/2020 | 11:15

Cogna Educação (Crédito: Arquivo Estadão)
Cogna Educação (Crédito: Arquivo Estadão)

O Ibovespa hoje perdeu a carona do dia majoritariamente positivo na Europa e em Nova York, onde dados favoráveis sobre o varejo e a confiança do consumidor americano contribuíram para que Wall Street interrompesse perdas que haviam se estendido por três sessões. O índice fechou o dia com perda de 0,75%. Na semana, porém, houve ganho de 0,85% e, no acumulado de outubro, o avanço é de 3,92%.

Leia mais:
  • Confira a recomendação de 9 corretoras para as ações da Cogna
  • Veja recomendação das corretoras para as ações de IRB Brasil
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na B3, mesmo com o estrangeiro de volta às compras até o dia 14 de outubro, acabou por prevalecer nesta sexta-feira o temor sobre a situação fiscal, que desperta a atenção do mercado para os vencimentos do Tesouro no primeiro quadrimestre de 2021. A percepção começa a ser de que o BC precisará elevar os juros para atrair interesse ao financiamento da dívida.

“Seria interessante se o Copom, na próxima reunião, desse sinal sobre a possibilidade de aumento da Selic, apesar da tranquilidade que tem mostrado sobre a inflação. A taxa de juros para janeiro de 2022 estava hoje em 3,4% ou 3,5%. Esta Selic a 2% não está servindo para muita coisa”, diz Marcelo Serrano, sócio-gestor da União Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mauro Morelli, estrategista da Davos Investimentos, diz que a questão fiscal é acompanhada de perto tanto pelo investidor doméstico, que hoje tem participação muito maior no financiamento da dívida, como pelo estrangeiro. “O cenário tem se deteriorado e a dívida caminha para 100% do PIB. A inflação, mesmo sem ter decolado de forma preocupante, traz um desconforto no descasamento entre IGP-M e IPCA. O BC deve elevar a Selic no segundo semestre de 2021 ou até antes, no segundo trimestre”, diz.

A perspectiva de Morelli, contudo, é positiva para o Ibovespa, que pode retomar os 110 mil pontos em horizonte de três a seis meses, em movimento acompanhado por volatilidade. Nas próximas semanas, fatores de risco externos, como a segunda onda de covid-19 na Europa e especialmente o desenlace da eleição americana, continuarão a exigir atenção e cautela. “Saímos dos 94 mil para os 98, 99 mil, mas tem faltado força. Há um aumento de aversão aos emergentes como um todo, não só com o Brasil.”

No balanço da semana, quem levou a pior foram os papéis de Cogna (COGN3), Yduqs (YDUQ3) e IRB Brasil (IRBR3). Confira o que afetou o desempenho de cada um deles.

Cogna (COGN3): -8,00%
Yduqs (YDUQ3): -5,70%

A semana foi desfavorável para o setor de educação. Assim como o segmento de viagens e turismo, as empresas de educação são impactadas pela segunda onda do coronavírus na Europa e a interrupção dos testes para aprovação da vacina da Johnson & Johnson, uma vez que esse setor depende da superação da pandemia. Nesse contexto, as maiores baixas do Ibovespa no período foram de Cogna e Yduqs.

Gabriel Mota, operador de renda variável da RJ Investimentos, diz que as perspectivas para o setor ainda são muito ruins e, com o registro de novos casos de covid-19 na Europa e volta das medidas de restrição social, o investidor pode estar precificando algo semelhante por aqui. Já Bruno Madruga, sócio da Monte Bravo Investimentos, observa que a perspectiva de atraso na volta às aulas presenciais no ensino superior também impacta os ativos.

Publicidade

Em entrevista ao Broadcast na semana passada, o sócio de auditoria e líder do setor de Educação na KPMG no Brasil, Marcos Boscolo, afirmou que o investidor estrangeiro ainda tem receio de investir em educação no País, destacando a “regulação muito forte pelo governo”.

IRB Brasil (IRBR3): -5,43%

O papel sofre com perdas expressivas desde semana passada, quando o UBS BB retomou a cobertura do ativo recomendando venda e rebaixando o preço-alvo para R$ 4,60 – valor que representava potencial de baixa de 47% sobre o preço do fechamento na véspera.

A publicação do relatório fez IRBR3 cair 17,11% na terça (6) e 10,18% na quarta (7); na quinta (8), fechou em alta de 20,19%, mas voltou a cair na sexta (9), com baixa de 7,24% e recuo de 11,25% na semana.

Ontem (15), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um procedimento para apurar denúncia feita por um investidor contra o UBS BB, apontando conflito de interesses no relatório.

*Com Estadão Conteúdo

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • irbr3
Cotações
25/01/2026 21h20 (delay 15min)
Câmbio
25/01/2026 21h20 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Buffett e Bloomberg dão o mesmo conselho à Geração Z — e ele não é ganhar mais

  • 2

    Dividendos de commodities em 2026: Vale, Petrobras e outras empresas cíclicas prometem retorno de até 16%; vale o risco?

  • 3

    Ibovespa hoje bate recorde de fechamento pelo 4º dia seguido, com alta de commodities

  • 4

    Ibovespa hoje: Braskem (BRKM5) fecha no maior valor desde setembro; Vivara (VIVA3) tomba

  • 5

    IPTU 2026: quem paga a conta, proprietário ou inquilino?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Nascidos em janeiro já têm data para receber abono salarial em 2026
Logo E-Investidor
Nascidos em janeiro já têm data para receber abono salarial em 2026
Imagem principal sobre o INSS fechará agências e serviços digitais em janeiro de 2026
Logo E-Investidor
INSS fechará agências e serviços digitais em janeiro de 2026
Imagem principal sobre o Por que o Bolsa Família exige a frequência escolar de crianças?
Logo E-Investidor
Por que o Bolsa Família exige a frequência escolar de crianças?
Imagem principal sobre o Como o valor do IPTU em São Paulo é calculado?
Logo E-Investidor
Como o valor do IPTU em São Paulo é calculado?
Imagem principal sobre o Foi demitido em 2026? Entenda como fica o saque-aniversário do FGTS
Logo E-Investidor
Foi demitido em 2026? Entenda como fica o saque-aniversário do FGTS
Imagem principal sobre o Gás do Povo: o que é e como consultar a migração para a modalidade gratuita
Logo E-Investidor
Gás do Povo: o que é e como consultar a migração para a modalidade gratuita
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (23)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (23)?
Imagem principal sobre o 5 situações em que o saldo retido do FGTS pode ser liberado
Logo E-Investidor
5 situações em que o saldo retido do FGTS pode ser liberado
Últimas:
Tele Sena de Ano Novo 2026: 3º SORTEIO REALIZADO; veja os números revelados
Loterias
Tele Sena de Ano Novo 2026: 3º SORTEIO REALIZADO; veja os números revelados

A modalidade da edição especial irá distribuir ao longo do ano mais de R$ 22 milhões em prêmios

25/01/2026 | 20h04 | Por Jéssica Anjos
Gafisa (GFSA3) elege novo diretor-presidente e faz outras mudanças na diretoria; veja quem entra
Tempo Real
Gafisa (GFSA3) elege novo diretor-presidente e faz outras mudanças na diretoria; veja quem entra

Movimentações de executivos buscam consolidar companhia no mercado imobiliário de alto luxo

25/01/2026 | 14h01 | Por Amélia Alves
Sabesp (SBSP3) quer oferta pública para comprar restante das ações da Emae na Bolsa
Tempo Real
Sabesp (SBSP3) quer oferta pública para comprar restante das ações da Emae na Bolsa

Empresa vai submeter pedido de OPA à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e deve fazer mudanças na gestão da controlada

25/01/2026 | 11h20 | Por Amélia Alves
Tele Sena Semanal de hoje (25): O SORTEIO SAIU; veja as dezenas da 88ª edição
Loterias
Tele Sena Semanal de hoje (25): O SORTEIO SAIU; veja as dezenas da 88ª edição

Em caso de empate no número de acertos entre participantes, o valor do prêmio é dividido igualmente

25/01/2026 | 11h16 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador