Mercado

Conheça as companhias do agronegócio listadas na Bolsa

Índice Agronegócio da B3 lista empresas de toda a cadeia produtiva do setor.

Conheça as companhias do agronegócio listadas na Bolsa
B3 possui índice baseado em empresas do setor do agronegócio. (Foto: Envato)

A associação direta entre o agronegócio e o campo, com fazendas de cultivo de culturas e criação de animais, pode enganar. O setor envolve muitas outras áreas, como a agroindústria, a distribuição de alimentos, processamento e até redes de mercados.

Na Bolsa de Valores (B3), especialmente quando se se fala em agropecuária, a quantidade de empresas listadas ainda é pequena, considerando o universo de empresas do setor no Brasil – entenda em detalhes nesta reportagem.

Hoje, 11 empresas são classificadas no subsetor de agropecuária na Bolsa, segundo a publicação setorial da B3.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas esse universo não representa o grosso do agronegócio com ações abertas. Frigoríficos como JBS, BRF, Marfrig e Minerva, por exemplo, não estão categorizados como agropecuária.

Para ter uma noção mais completa do setor, o Índice Agronegócio B3 pode ser uma opção. Trata-se de uma carteira teórica elaborada pela B3 com empresas do agronegócio e commodities. O índice conta com empresas de diversos segmentos, como usinas, distribuidoras e empresas de processamento de alimentos.

Maria Tereza Vendramini, sócia e head comercial de Agro da AZ Quest,  a variedade de empresas representa a complexidade do agronegócio, que não se restringe à produção primária, mas também envolve a agroindústria e os agrosserviços.

Composição do Índice Agronegócio da B3

Apesar da variedade de segmentos empresariais que compõem a carteira do Índice Agronegócio da B3, nem todas as empresas categorizadas como agronegócio ou commodities fazem parte da lista, devido à metodologia utilizada pela Bolsa.

Segundo a instituição, não estão inclusos nesse universo Brazilian Depositary Receipts (BDRs, títulos emitidos no Brasil que representam ações de companhias abertas sediadas no exterior) e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial, regime especial de administração temporária, intervenção ou que sejam negociadas em qualquer outra situação especial de listagem.

  • Entenda o que são os ETFs, fundos baseados em índices.

Há critérios específicos para inclusão: companhias com ativos classificados como “penny stocks”, ações com valor inferior a R$ 1, ficam de fora. Toda a metodologia está descrita na página do Índice. Confira, a seguir, a composição da carteira hoje.

Código Ação
TTEN3 3TENTOS
ABEV3 AMBEV S/A
ARZZ3 AREZZO CO
ARML3 ARMAC
ASAI3 ASSAI
AGRO3 BRASILAGRO
BRFS3 BRF SA
CAML3 CAMIL
CRFB3 CARREFOUR BR
CSAN3 COSAN
DXCO3 DEXCO
FHER3 FER HERINGER
GMAT3 GRUPO MATEUS
HBSA3 HIDROVIAS
RANI3 IRANI
JALL3 JALLESMACHADO
JBSS3 JBS
KEPL3 KEPLER WEBER
KLBN11 KLABIN S/A
MDIA3 M.DIASBRANCO
MRFG3 MARFRIG
BEEF3 MINERVA
PCAR3 P.ACUCAR-CBD
RAIZ4 RAIZEN
RAPT4 RANDON PART
RCSL3 RECRUSUL
RAIL3 RUMO S.A.
SMTO3 SAO MARTINHO
SLCE3 SLC AGRICOLA
SUZB3 SUZANO S.A.
TUPY3 TUPY
VAMO3 VAMOS

Investidores que desejem fazer aplicações baseadas nesse índice podem recorrer a um Exchange Traded Funds (ETFs), fundos de renda variável baseados em índices e disponíveis na B3. O ETF que tem como base o Índice Agronegócio se chama BB ETF IAGRO e é gerido pelo Banco do Brasil.