• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Conselho da Petrobras convoca assembleia para saída de Castello Branco

A assembleia também irá realizar a eleição de oito membros e do presidente do colegiado

Por E-Investidor

24/02/2021 | 7:43 Atualização: 24/02/2021 | 7:48

Roberto Castello Branco. Foto: Sergio Moraes/Reuters)
Roberto Castello Branco. Foto: Sergio Moraes/Reuters)

(Reuters) – O conselho de administração da Petrobras autorizou a realização de uma assembleia extraordinária para a destituição do atual presidente da petroleira, Roberto Castello Branco, do cargo de membro do colegiado, em uma medida que quase garante a saída completa do executivo da companhia.

Leia mais:
  • Petrobras: analistas comentam indicação de CEO
  • Petro: As casas que rebaixaram a recomendação de compra
  • Petrobras: Luiz Fernando Roxo avalia o que esperar das ações
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em comunicado, a petroleira estatal informou que convocou a reunião em resposta a pedido do Ministério de Minas e Energia, para substituir Castello Branco na liderança da empresa e no colegiado.

Na assembleia, os acionistas deverão formalizar a substituição de Castello Branco por Joaquim Silva e Luna no cargo de membro do conselho de administração, general escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O estatuto da Petrobras define que o presidente da companhia deve ser escolhido pelo conselho dentre os seus membros.

A data de realização da assembleia, que ocorrerá antes da assembleia ordinária de 2021, será definida pelo atual presidente do conselho, “considerando a necessidade de adoção de providências preliminares à citada convocação”, afirmou a Petrobras.

A destituição de Castello Branco do cargo de membro do conselho, uma vez efetivada, acarretará a destituição dos demais sete membros do colegiado, eleitos pelo processo do voto múltiplo em 2020, conforme está previsto na lei, explicou a Petrobras.

Dessa forma, a assembleia também irá realizar a eleição de oito membros e do presidente do colegiado.

Publicidade

A indicação de Luna será submetida ao processo de análise de gestão e integridade da companhia e objeto de análise pelo Comitê de Pessoas.

Segundo a companhia, o conselho informou ainda que “continuará a zelar com rigor pelos padrões de governança da Petrobras, inclusive no que diz respeito às políticas de preços de produtos da companhia. Os membros da Diretoria Executiva têm mandato vigente até o dia 20 de março de 2021 e contam com o apoio do conselho”.

O comunicado da companhia praticamente descarta a possibilidade de uma prolongada luta legal e política em torno da troca do CEO. Embora sete dos 11 conselheiros da Petrobras sejam indicados pelo governo, a maioria permaneceu leal a Castello Branco nas últimas semanas, mesmo sob pressão de Bolsonaro, segundo duas fontes com conhecimento do pensamento do conselho.

Pouco antes da assembleia, a votação sobre a reeleição de Castello Branco para mais um mandato, que termina em 20 de março, foi substituída na ordem do dia por uma que definisse a assembleia geral, disse uma das fontes.

Publicidade

As ações da Petrobras fecharam em alta de 12,17% nesta terça-feira, após despencar 22% no dia anterior.

Bolsonaro anunciou na sexta-feira que o mandato do atual CEO, Roberto Castello Branco, não seria renovado, após considerar excessivos os reajustes nos combustíveis anunciados pela estatal no dia anterior, reanimando temores de investidores sobre possíveis interferências políticas nos preços da Petrobras.

Bolsonaro disse nesta terça-feira a seus apoiadores que havia “tem muita coisa errada” na Petrobras. “O novo presidente vai dar uma arrumada lá”, acrescentou.

Luna, que administra a gigantesca hidrelétrica de Itaipu na fronteira do Brasil com o Paraguai, já assinou documentos que darão início a uma avaliação de seu nome por instâncias internas da Petrobras.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Empresas
  • Ibovespa
  • Petrobras
  • Petrobras (PETR4)
  • Petrobras ON (PETR3)
Cotações
17/03/2026 14h39 (delay 15min)
Câmbio
17/03/2026 14h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2026: Receita anuncia as regras deste ano; veja todas as mudanças

  • 2

    Dia do Consumidor 2026: Amazon, Mercado Livre, Shopee e mais varejistas travam disputa com descontos de até 90%; veja as campanhas

  • 3

    Ibovespa fecha em alta com Focus e IBC-Br no radar, em meio à guerra no Oriente Médio

  • 4

    Como investir em renda fixa com guerra no Irã e queda da Selic: CDI, prefixado ou IPCA+

  • 5

    Petróleo a US$ 80 deve turbinar caixa da Petrobras, mas dividendos geram dúvida

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Perdeu o cartão do Bolsa Família? Entenda se você consegue pedir a 2ª via
Logo E-Investidor
Perdeu o cartão do Bolsa Família? Entenda se você consegue pedir a 2ª via
Imagem principal sobre o Auxílio-reclusão: entenda qual é a duração do benefício
Logo E-Investidor
Auxílio-reclusão: entenda qual é a duração do benefício
Imagem principal sobre o Salário-maternidade: saiba qual é a duração do benefício
Logo E-Investidor
Salário-maternidade: saiba qual é a duração do benefício
Imagem principal sobre o Vai se aposentar? Entenda se você pode sacar o FGTS
Logo E-Investidor
Vai se aposentar? Entenda se você pode sacar o FGTS
Imagem principal sobre o Dupla Sena: quando os sorteios regulares serão pausados em 2026?
Logo E-Investidor
Dupla Sena: quando os sorteios regulares serão pausados em 2026?
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem pode receber até 6 vales para a recarga de botijões?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem pode receber até 6 vales para a recarga de botijões?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: avisos na declaração impedem o envio?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: avisos na declaração impedem o envio?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: posso preencher dados com base na última declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: posso preencher dados com base na última declaração?
Últimas: Mercado
Nubank (ROXO34), em busca de licença bancária, entra para Febraban
Mercado
Nubank (ROXO34), em busca de licença bancária, entra para Febraban

Por sugestão do presidente do Itaú, Nubank (ROXO34) foi aprovado por unanimidade na Febraban

17/03/2026 | 11h42 | Por Giovana Pintan
Tesouro faz leilão de Tesouro Selic (LFT) nessa terça (17); confira
Mercado
Tesouro faz leilão de Tesouro Selic (LFT) nessa terça (17); confira

O acolhimento das propostas será feito entre 11h e 11h30, com divulgação de resultados a partir das 11h45

17/03/2026 | 11h03 | Por Giovana Pintan
XP revisa projeção e espera por manutenção da Selic em 15% com incertezas no Oriente Médio
Mercado
XP revisa projeção e espera por manutenção da Selic em 15% com incertezas no Oriente Médio

Disparada do petróleo e atividade doméstica ainda aquecida justificam postura de "esperar para ver" por parte do BC, diz a XP; projeção é que corte fique para abril

17/03/2026 | 11h00 | Por Luíza Lanza
Petrobras (PETR4) exerce preferência e amplia participação em campos petrolíferos no Rio, informa Brava Energia (BRAV3)
Mercado
Petrobras (PETR4) exerce preferência e amplia participação em campos petrolíferos no Rio, informa Brava Energia (BRAV3)

Petrobras (PETR4) encerra as negociações com a Petronas com o exercício do direito de preferência, destaca Brava Energia (BRAV3)

17/03/2026 | 10h53 | Por Giovana Pintan

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador