Mercado

Dommo (DMMO3), antiga OGX de Eike Batista, perde ação contra Petronas

O imbróglio começou em 2013, na época em que o império ‘EBX’ começava a desmoronar na Bolsa

Dommo (DMMO3), antiga OGX de Eike Batista, perde ação contra Petronas
A empresa fazia parte do antigo conglomerado EBX, de Eike Batista (FOTO: ANDRE DUSEK/ESTADÃO)

A Dommo Energia (DMMO3) comunicou aos investidores nesta segunda-feira (14) que perdeu o processo de indenização contra a Petronas Brasil, petroleira da Malásia. Agora, a antiga OGX, de Eike Batista, terá que arcar com os custos da arbitragem da contraparte. O procedimento corria na Câmara de Comércio Internacional.

O imbróglio entre a Dommo Energia e a Petronas começou em 2013, na época em que o império ‘EBX’ de Eike começava a desmoronar na Bolsa. Após firmar um acordo de aquisição de 40% de participação no campo de Tubarão Martelo, a petroleira estrangeira desistiu da compra quando a então OGX entrou com pedido de recuperação judicial.

A desistência do acordo internacional motivou o pedido de indenização financeira, agora negado em câmara de arbitragem. No entendimento da Dommo, a Petronas usou de fraude para evitar que a operação se concretizasse.

Relembre

O ex-bilionário Eike Batista criou um conglomerado de empresas voltadas a petróleo, gás, energia e mineração nos anos 2000. As promessas eram grandes e enchiam os olhos dos investidores. Porém, a medida que o tempo passava, a realidade batia à porta: as reservas de minério e óleo prometidas nunca vieram. No final, o grupo virou ruína e as ações foram ao chão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além da OGX, que virou a atual Dommo Energia, outras empresas pertencentes ao executivo foram MMX Mineração, OSX (Construção Naval), MPX (energia), LLX (logística), JPX (veículos utilitários) e CCX (de carvão mineral).

Em 2021, o empresário foi condenado por crimes contra o mercado de capitais, como uso de informação privilegiada e manipulação de mercado.