• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

E se Lula ganhar no 1º turno? Como o mercado vê a possibilidade

Para analistas, vitória de algum candidato no 1º turno é cada vez mais distante, mas não deve ter impacto na bolsa

Por Luíza Lanza

16/09/2022 | 3:00 Atualização: 16/09/2022 | 9:07

Lula é candidato à presidência pelo PT. (Foto: André Dusek/Estadão)
Lula é candidato à presidência pelo PT. (Foto: André Dusek/Estadão)

O mercado financeiro vem acompanhando de perto – e com cautela – a chegada das eleições presidenciais de 2022. Contamos nestas reportagens como o mercado reagiu ao primeiro debate presidencial e às sabatinas do Jornal Nacional, da TV Globo, com Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Leia mais:
  • E se Bolsonaro ganhar no 1º turno? Como o mercado vê a possibilidade
  • De privatização a reformas, o que prometem Bolsonaro e Lula
  • Mercado está com a menor volatilidade em eleições desde 1988, diz BTG
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Faltando 16 dias para o primeiro turno das eleições marcado para o dia 02 de outubro, a distância entre os dois principais candidatos ao cargo de presidente da República nas pesquisas de intenção de voto é cada vez menor.

Uma análise feita pelo PPZ Agregador de Pesquisas mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu seis pontos percentuais desde março, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve durante todo o período à frente na corrida presidencial, subiu apenas 0,5 ponto percentual.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Considerando a média das pesquisas divulgadas em setembro, Lula tem 43% das intenções de voto, frente a 33% de Bolsonaro, 7% de Ciro Gomes (PDT) e 4,5% de Simone Tebet (MDB). Brancos e nulos somam 4,5% dos votos, mesmo percentual dos indecisos.

Erich Decat, analista de risco político da consultoria DKPG, explica que parte da alta nas intenções de voto em Bolsonaro tem a ver com a distribuição de benefícios sociais promovida pelo governo, uma tendência que parece já ter se estabilizado. A recente queda da inflação também ajudou.

“Acreditamos que a queda no custo de vida dos eleitores, sobretudo os da classe média, conseguiu segurar uma possível vitória de Lula no primeiro turno”, diz o analista. “Mas Bolsonaro não conseguiu avançar mais pelo fato de que a inflação ainda machuca muito as classes menos favorecidas”, afirma.

A recuperação do atual presidente na busca pela reeleição não foi suficiente para virar o jogo a seu favor, mas ajudará a levar a decisão para o segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro. A vitória no primeiro turno, de qualquer um dos candidatos, ainda é possível, mas não é o cenário base do mercado financeiro.

Publicidade

“Não acreditamos que Lula vá conseguir nesta reta final os 12,5% que restam para ter a maioria necessária. Mesmo considerando um cenário totalmente extremado em que 100% dos votos de Ciro migrem para Lula, ele não conseguiria a vitória no primeiro turno”, ressalta Decat.

E se Lula ganhar?

Em comparação a períodos eleitorais anteriores, as eleições de 2022 têm feito barulho, mas causado pouco impacto real na bolsa de valores. Para o BTG, trata-se da menor volatilidade em eleições desde a redemocratização em 1988.

Na visão dos analistas ouvidos pelo E-Investidor, uma vitória do petista ainda no primeiro turno não é o cenário base do mercado financeiro. Mas, se acontecer, também não deve causar tanto impacto para a Bolsa de valores.

Isso porque trata-se de um candidato que já esteve no comando do País, conhecido pelo mercado e à frente das pesquisas há muito tempo – o que permitiu que uma possível vitória de Lula já esteja, em partes, precificada.

“As sinalizações são de um mandato aos moldes de ‘Lula 1’ (referência ao primeiro mandato, entre 2003 e 2006), o que de certa forma tranquiliza o mercado. Independente do resultado das eleições, somente o fato de se retirar um fator de incerteza pode ser um gatilho positivo para a Bolsa”, diz Juan Espinhel, especialista da Ivest Consultoria.

Publicidade

Mais do que o resultado das eleições em si, as preocupações são com o futuro da política econômica. Segundo os analistas, o mercado quer ter certeza que o próximo governo possa se comprometer em não gastar mais do que arrecada e de que a equipe econômica tomará decisões técnicas.

Contamos aqui as principais diferenças entre as propostas dos dois candidatos. Veja também o que pensam os analistas sobre a possibilidade de vitória de Bolsonaro no 1º turno.

No caso de um governo mais afastado daquele “Lula 1”, as incertezas podem ser maiores, se refletindo na bolsa e no câmbio. “Lula vem trazendo um discurso muito radical, sem preocupação fiscal, excesso de gastos, populismo, medidas de extremo apoio à população em detrimento de gastos do governo”, destaca Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed, casa de análise e empresa de tecnologia e educação para investidores.

Petrokas explica que a piora na incerteza com a situação fiscal, que já paira sobre o mercado, poderia trazer mais risco para as ações brasileiras além de uma tendência de desvalorização do real frente ao dólar. Mas, olhando para a Bolsa, um novo governo do petista não tende a ser ruim para todas as companhias e setores.

Publicidade

Há uma expectativa de que, se Lula assumir novamente a presidência, empresas ligadas ao consumo doméstico voltem a performar melhor. “A vitória impactaria positivamente nos setores em que o ex-presidente Lula auxiliou em seus dois últimos mandatos como empresas de linha branca (eletro e eletrônicos) e construção civil, pois ele foi bem enfático dizendo que deseja realizar grandes obras por todo o Brasil”, diz Marcus Labarthe, sócio-fundador da GT Capital.

No lado negativo, espera-se um desempenho pior para as estatais. A Guide Investimentos recomendou que investidores ficassem de fora dessas ações por um tempo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bolsa de valores
  • Conteúdo E-Investidor
  • Eleições
  • Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]
  • mercado
Cotações
28/01/2026 18h09 (delay 15min)
Câmbio
28/01/2026 18h09 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    XP, BTG e Nubank são alvo de ação judicial no caso Master; promotoria vai analisar

  • 2

    Dólar na contramão de ouro, prata e petróleo: o que as cotações indicam ao investidor

  • 3

    Ibovespa hoje sobe e renova recorde após decisão de juros do Fed; Bolsas de NY perdem fôlego

  • 4

    Após sequência de recordes, Ibovespa hoje fecha em leve queda à espera do Copom e Fed

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em patamar recorde com IPCA mais fraco e expectativa pelo Copom

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia 2026: veja quem pode receber o benefício
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia 2026: veja quem pode receber o benefício
Imagem principal sobre o Saiba como encontrar uma agência do INSS perto de você
Logo E-Investidor
Saiba como encontrar uma agência do INSS perto de você
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (28)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (28)?
Imagem principal sobre o Passo a passo para emitir o boleto do IPTU de Goiânia em 2026
Logo E-Investidor
Passo a passo para emitir o boleto do IPTU de Goiânia em 2026
Imagem principal sobre o 5 requisitos para antecipar o saque-aniversário do FGTS
Logo E-Investidor
5 requisitos para antecipar o saque-aniversário do FGTS
Imagem principal sobre o Regra do pedágio no INSS: o que é e como funciona
Logo E-Investidor
Regra do pedágio no INSS: o que é e como funciona
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: inscrições para estudantes abrem em fevereiro
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: inscrições para estudantes abrem em fevereiro
Imagem principal sobre o IPTU de Goiânia em 2026: veja onde acessar o boleto
Logo E-Investidor
IPTU de Goiânia em 2026: veja onde acessar o boleto
Últimas: Mercado
Genial reforça compra de Itaú: lucro de R$ 46 bi em 2025 e mais 11% em 2026
Mercado
Genial reforça compra de Itaú: lucro de R$ 46 bi em 2025 e mais 11% em 2026

Rentabilidade elevada, crescimento consistente do crédito e disciplina de capital sustentam recomendação e Top Pick entre bancos

28/01/2026 | 11h42 | Por Isabela Ortiz
Super Quarta de juros: mercados globais divididos, ouro renova recorde e Brasil tenta avançar
CONTEÚDO PATROCINADO

Super Quarta de juros: mercados globais divididos, ouro renova recorde e Brasil tenta avançar

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Ibovespa bate recordes em 2026 com entrada de capital gringo; movimento deve continuar?
Mercado
Ibovespa bate recordes em 2026 com entrada de capital gringo; movimento deve continuar?

Com dólar mais fraco e preços ainda atrativos dos ativos locais, ingresso de estrangeiros apenas em janeiro já supera mais da metade de todo o volume registrado ao longo de 2025; confira os setores de destaque na renda variável

28/01/2026 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa hoje sobe e renova recorde após decisão de juros do Fed; Bolsas de NY perdem fôlego
Mercado
Ibovespa hoje sobe e renova recorde após decisão de juros do Fed; Bolsas de NY perdem fôlego

A valorização do petróleo estimula o índice local hoje. Veja como a Bolsa reage no pregão

28/01/2026 | 04h30 | Por Igor Markevich, Camilly Rosaboni e Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador