Bolsa vai fechar apenas em feriados nacionais em 2022. (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli/File Photo)
Com a chegada da Semana Santa, é comum ficar em dúvida sobre o funcionamento de vários serviços, incluindo bancos, instituições financeiras e até mesmo o mercado de ações. Neste ano, a sexta-feira santa – ou sexta-feira da paixão – que antecede o Domingo de Páscoa, cai no dia 15 de abril e é o único dia da semana considerado como feriado nacional.
Desta forma, durante toda a semana o funcionamento do mercado e das instituições financeiras acontece normalmente, com exceção da sexta-feira santa. Nela, os bancos não abrirão, mas qualquer operação financeira on-line, incluindo os caixas de autoatendimento, poderão ser usados normalmente. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Quanto à bolsa, a própria B3 informa, em seu site oficial, no calendário de 2022, que não haverá nenhum tipo de negociação, registro, contratação ou movimentação nos segmentos BM&FBOVESPA, Cetip UTVM, Tesouro Direto e na Câmara de Câmbio B3. Não haverá alteração no horário de funcionamento dos sistemas do segmento Cetip UFIN.
As mesmas interrupções, tanto dos bancos como da Bolsa, devem voltar a acontecer na próxima semana, devido ao feriado de Tiradentes, na quinta-feira (21). No entanto, não haverá “emenda”, com todos os serviços funcionando normalmente na sexta-feira (22).