- Em conferência com acionistas, CEO não soube dizer quando os parques e as salas de cinema vão reabrir
- Até o serviço de streaming da empresa sofreu forte queda, mesmo com mais pessoas em casa
- Disney é termômetro da economia geral. Na última crise, divisões de cruzeiros da empresa levou dois anos para se recuperar
(Brooks Brames, The New York Times News Service) – No ano passado, nessa época, a Disney comemorava a chegada recorde de “Vingadores: Ultimato” nos cinemas. Na terça-feira (5), com os cinemas fechados em todo o mundo, juntamente com os parques temáticos, a Disney disse que seu lucro trimestral caiu mais de 90%. E isso foi por um período que foi apenas parcialmente afetado pelo coronavírus.
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“Nossos negócios foram extremamente impactados”, disse Bob Chapek, novo executivo-chefe da Disney, a analistas em uma teleconferência, observando que os funcionários do parque temático foram excluídos (estimados em 100.000 deles) e os executivos fizeram grandes cortes nos salários. “Estamos fazendo todo o possível para mitigar o impacto da queima de caixa”.
A Disney disse que seu conselho votou em renunciar ao pagamento dos dividendos do verão, preservando cerca de US$ 1,6 bilhão em dinheiro. Chapek se recusou a dizer quando o Walt Disney World na Flórida ou a Disneylândia na Califórnia poderá reabrir. (Eles foram fechados em meados de março.) E a produção em filmes de grande escala? Quando as filmagens podem continuar? “Sem projeções”, disse ele.
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Devido ao seu tamanho e falta de diversificação, a Disney foi muito prejudicada pela pandemia de coronavírus. Mas o trimestre encerrado em 30 de março foi amplamente afetado por apenas algumas semanas. Walt Disney World, por exemplo, foi fechado por 17 dias do período; o vasto resort poderá ser fechado durante todo o trimestre atual.
A Disney disse que seu mais novo resort de parque temático, Shanghai Disneyland, reabriria em 11 de maio com “capacidade controlada”, verificações de temperatura e todos usando máscaras. “As filas serão estruturadas e os veículos de passeio serão carregados para promover o distanciamento social”, disse Disney. Chapek disse que a Disneylândia de Xangai atraiu cerca de 80.000 pessoas por dia em condições normais. No momento, o governo chinês quer capacidade limitada em 24.000 por dia.
“Na verdade, vamos abrir muito abaixo disso”, disse Chapek, “para colocar nossas rodas de treinamento”.
Parque da Disney são indicador para a economia em geral
Os parques temáticos da Disney há muito tempo são vistos como um indicador para a economia em geral. Não está claro se as massas que estão sofrendo com cortes nos salários e perdas de empregos poderão pagar as férias na Disney quando os portões reabrirem. Foram necessários dois anos para a divisão de parques e navios de cruzeiro da Disney se recuperar totalmente da última recessão.
A empresa também deve navegar por outras tendências preocupantes da mídia. A publicidade na TV (a Disney é dona da ESPN, ABC, FX e outros canais) está despencando. Os consumidores preocupados com os custos também estão cancelando seu serviço a cabo em maior número. Pelo menos 1,6 milhão de pessoas cortaram o fio entre janeiro e abril, cerca de 20% a mais do que os analistas esperavam.
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Os lucros no trimestre mais recente, o segundo no ano fiscal da Disney, totalizaram US$ 475 milhões, uma queda de 91% em relação aos US$ 5,43 bilhões no mesmo período do ano anterior. Excluindo itens únicos, o lucro por ação caiu 63%, de US$ 1,61 para 60 centavos.
A receita somou US$ 18 bilhões, no entanto, um aumento de 21% que foi amplamente atribuído à integração da Disney de certos ativos da 21st Century Fox, incluindo FX.
Os analistas esperavam ganhos por ação de 88 centavos e receita de US$ 17,8 bilhões. Desde o final de janeiro, quando a Shanghai Disneyland fechou por causa do coronavírus na China, as ações da Disney caíram quase 30%. Suas ações caíram cerca de 2% nas negociações após o horário comercial na terça-feira.
As receitas operacionais do último trimestre na Disney Parks, Experiences and Products, uma divisão que inclui parques temáticos, férias em cruzeiros e lojas de varejo, totalizaram cerca de US$ 639 milhões, um declínio de aproximadamente 58%. A Disney disse que a pandemia levou US$ 1 bilhão ao lucro operacional da unidade.
Disney perdeu US$ 812 milhões com streaming
As perdas nos negócios de streaming da Disney, ancoradas pela Disney Plus e Hulu, aumentaram de US$ 385 milhões para US$ 812 milhões, em grande parte devido aos custos associados à implantação do Disney Plus na Europa. Analistas esperavam perdas de US$ 886 milhões. A Disney disse que as perdas de streaming totalizariam aproximadamente US$ 1,1 bilhão no trimestre atual, o que incluirá a introdução do Disney Plus no Japão. O Disney Plus agora tem 55 milhões de assinantes.
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A única divisão da Disney que melhorou sua posição no trimestre foi a televisão, onde a receita total aumentou 7%, para US $ 2,38 bilhões. O lucro do cabo aumentou 1% e o lucro de transmissão aumentou 53%, principalmente por causa dos ativos da Fox. A ESPN, que agora praticamente não tem eventos ao vivo para mostrar, declinou, embora as classificações para uma série de documentários de 10 episódios sobre Michael Jordan tenham sido fortes.
Analistas rebaixam avaliação de compra da Disney
Nos últimos dias, analistas importantes rebaixaram a Disney. Citando “risco de ganhos significativos e incomparáveis no futuro próximo”, Michael Nathanson, da Moffett-Nathanson, mudou a empresa para neutralizar a compra. Richard Greenfield, fundador da LightShed Partners, baixou a Disney para vender da neutra, escrevendo em uma nota para os clientes que “não há clareza sobre quando as viagens de férias normalizam, nem quando o atendimento no cinema normaliza”.
Foi o primeiro relatório de lucros da Disney desde que seu antigo executivo-chefe, Robert A. Iger, transferiu abruptamente o poder para Chapek, que assumiu o cargo de executivo-chefe em 25 de fevereiro e ingressou no conselho da Disney em 15 de abril. Iger, agora presidente executivo, abriu a chamada com analistas, no entanto. Ele disse que estava trabalhando “em parceria” com Chapek.
“Um desafio dessa magnitude”, disse Iger, requer “todas as mãos no convés”.
Iger e Chapek enfatizaram suas expectativas de recuperação total a longo prazo. “O que criamos nunca foi tão necessário ou mais importante”, disse Iger. “As pessoas encontram conforto e inspiração em nossas mensagens de esperança e otimismo.”
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