No Brasil, os ativos domésticos voltam do feriado podendo se ajustarem ao bom humor externo da véspera, em meio a expectativas de manutenção dos juros pelo Fed na semana que vem. Ao mesmo tempo, sinais de que o Banco do Povo da China, o banco central do país asiático, está prestes a indicar queda dos juros reforça o otimismo interno, que ainda tem sido respaldado na estimativa de recuo da Selic em breve.
Porém, renovados sinais de fraqueza, inclusive do gigante asiático, e a indicação de ajuste das bolsas americanas pode levar o Ibovespa para uma realização, depois de renovar o pico do ano, na quarta-feira, no nível dos 115 mil pontos, bem como o dólar. Na agenda de hoje, o índice de fluxo em estradas pedagiadas, da Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR) do mês passado.
A despeito da forte valorização do minério de ferro em Dalian, na China, o petróleo sobe moderadamente, enquanto as bolsas europeias e os índices futuros de ações norte-americanos cedem perto da estabilidade, com a maioria adotando sinal de baixa. Os Treasuries também seguem sem direção. Na Rússia, o BC manteve a taxa de juros em 7,50%.
A agenda enxuta pode chamar Nova York para a realização, após a alta da véspera. As ações subiram o suficiente para Wall Street entrar em um novo bull market (períodos em que as cotações estão em alta por um tempo prolongado), em especial, com a recuperação do S&P 500. O índice subiu 0,6%, ficando 20% acima da mínima atingida em outubro do ano passado.
O otimismo ocorre na esteira de que o Fed manterá as taxas na faixa atual na próxima semana, após dados fracos de emprego. A expectativa de uma abertura morna em Wall Street se junta ao CPI menor do que o esperado da China, o que motivou seis bancos comerciais estatais chineses a cortarem suas taxas de depósito, abrindo caminho para redução do juro pelo banco central do país.
Agenda
O fluxo em estradas pedagiadas, indicador calculado pela Tendências em parceira com a Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR) sai às 10 horas.
Nos EUA, será divulgado, às 14h, o número de poços de petróleo em operação no país e há ainda falas de membros do BCE.
*Com informação do Broadcast