Mercado

Onde Investir em 2021: Será o fim da renda fixa?

Com juros básicos em piso histórico, investidores perceberam que precisam mudar a forma de aplicar

Onde Investir em 2021: Será o fim da renda fixa?
(Foto: Envato Elements)
  • O 'Onde Investir em 2021' é uma revista eletrônica que você pode baixar gratuitamente e ter acesso a informações sobre o futuro da renda fixa, indicações de dez corretoras para as ações do momento e dicas de investimentos alternativos, além de uma entrevista exclusiva com Luiz Barsi, o maior investidor individual da bolsa brasileira

Foi-se o tempo que a renda fixa atrelada à taxa básica de juros, a Selic, entregava retornos robustos aos investidores. Depois de alcançar a meta de 45% ao ano, no fim dos anos 1990, a taxa rolou ladeira abaixo até chegar aos 2% ao ano em 2020.

Por este motivo, investidores mais conservadores perceberam que precisam mudar a forma de aplicar seu dinheiro. A poupança, que ainda é um dos  investimentos favoritos dos brasileiros, está perdendo feio para a inflação: com rendimento de 2,67% em setembro, a caderneta recuou 0,46% no período, descontada a inflação pelo IPCA. Isto significa que quem poupou, na verdade, perdeu dinheiro.

Sandra Blanco, estrategista-chefe da Órama Investimentos, conta que a casa alterou as recomendações em um cenário de Selic tão baixa. “É preciso cautela, reduzir a exposição em ativos pré-fixados e atrelados à inflação”, diz.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Onde Investir em 2021, a revista eletrônica que você pode baixar gratuitamente aqui, você encontra a análise dos especialistas para investidores conservadores, moderados e arrojados.

Quer ler a análise completa? Baixe agora gratuitamente: Onde Investir em 2021

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos