Mercado

Por que EMBR3, GOLL4 e AZUL4 tiveram os piores desempenhos do dia na Bolsa

As ações que ficaram devendo no pregão desta quarta-feira

Por que EMBR3, GOLL4 e AZUL4 tiveram os piores desempenhos do dia na Bolsa
Embraer é destaque entre as ações do Ibovespa em 2021 (David Becker/Reuters)
  • O Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira 10 em baixa de 2,13%, aos 94.685 pontos e giro financeiro de R$ 25,8 bilhões
  • As três ações que mais caíram no dia são todas do setor aéreo

O Ibovespa encerrou o pregão desta quarta-feira (10) em baixa de 2,13%, aos 94.685,98 pontos e giro financeiro de R$ 25,8 bilhões. O pregão foi inteiro dominado pela expectativa da decisão do Federal Reserve (Fed). E os investidores preferiram embolsar os lucros conquistados nos últimos dias antes do feriado de Corpus Christi.

Segundo dados do Estadão/Broadcast, as três ações que mais caíram no dia são do setor aéreo, que estava em destaque nos últimos dias. Este foio segundo pregão consecutivo de perdas para as ações de GOL e Azul, que mesmo assim acumulam ganhos próximos a 68,3 e 64,5%, respectivamente, em junho.

Confira o que fez os papéis das aéreas fecharem o dia em queda:

Embraer (EMBR3)

Com queda de 10,86%, a ação da Embraer liderou as perdas do Ibovespa no dia. Hoje, os engenheiros da empresa aprovaram novo acordo de suspensão de contratos com a companhia. Pesou contra a fabricante brasileira a aversão global aos papéis do setor aéreo. As American Depositary Receipts (ADRs) da Embraer recuaram -9,61% em Nova York, em linha com suas pares americanas: American Airlines em baixa de 8,25% e Delta Airlines, -7,40%

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mesmo com o recuo, a EMBR3 tem valorização de 28,53% no mês. Já no ano, o desempenho está negativo em 53,42% no Brasil.

GOL (GOLL4)

Com queda de 9,60%, as ações da GOL ficaram na segunda posição entre as maiores desvalorizações do dia. O receio com a retomada da economia americana influenciou o desenho da empresa, assim como aconteceu com a Embraer. Em Nova York, as ADRs da GOL caíram 12,66%.

No mês, o papel da empresa tem valorização de 68,33%. Já no ano, o desempenho da GOLL4 é negativo em 44,97%.

Azul (AZUL4)

Para completar a trinca do setor aéreo, a Azul acumulou perda de 8,88% no dia – a ADR recuou -10,38% em Nova York. O desempenho de AZUL4 foi melhor que o de suas pares em razão do crescimento de 51,6% no tráfego de passageiros consolidado (RPKs) em maio na comparação com abril. Isso fez a taxa de ocupação alcançar 72% em maio, um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

Em junho, a AZUL4 tem valorização de 64,50%. Já no ano, o desempenho é negativo em 59,69%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos