Os metais preciosos sobem em meio as expectativas de queda de juros nos EUA (Foto: Envato Elements)
Os metais preciosos engataram em um ritmo de alta nos últimos dias diante dos novos estímulos econômicos anunciados pelo governo chinês. De acordo com os dados da Bloomberg, a prata atingiu o seu nível mais alto desde 2012 nesta quinta-feira (26). Por volta das 9h, o metal subiu 2,8%, sendo cotado a US$ 32,71 a onça. Já no acumulado do ano, os ganhos chegam a 37%.
O avanço se deve ao pacote de medidas divulgado pelo presidente do Banco do Povo da China, Pan Gongsheng, nesta terça-feira (24). Entre as princioais iniciativas, estão a redução da taxa de empréstimos hipotecários já existentes e a diminuição da taxa mínima de entrada para segundas residência para 15%.
O ouro também seguiu o mesmo caminho de valorização. Na terça-feira, o metal preciosos fechou com ganhos de 0,92% após ser negociado ao longo do dia no patamar de 2.680,30 por onça-troy, renovando a sua máxima histórica.
“O mercado está subindo muito fortemente por causa disso (pacote de medidas da China). Esse é a razão (das altas dos metais preciosos) porque a China é o maior consumidor de metais preciosos e de petróleo do mundo”, diz Marcelo Cabral, gestor e sócio da Straton Capital.