Mercado

Quantas e quais ações formam o Ibovespa

Principal índice da B3 é formado pelas empresa mais importantes do mercado brasileiro, e sua composição é revista a cada quatro meses

Quantas e quais ações formam o Ibovespa
Painel da B3. (Amanda Perobelli/ Reuters)
  • Criado em 1968, o Ibovespa consiste em uma carteira teórica de ativos, que mostra o desempenho das empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro
  • ele funciona, na prática, como um “termômetro” do mercado financeiro, indicando, através dessas oscilações, como estão performando esses ativos
  • Por conta da dinâmica do mercado, o índice é reavaliado a cada quatro meses, uma vez que o cenário do mercado se redesenha a cada dia, com a saída ou entrada de empresas na bolsa, por exemplo

A partir de setembro, o Ibovespa contará com mais duas empresas: Eztec ON (EZTC3) e PetroRio ON (PRIO3). Com o incremento, o principal índice da bolsa brasileira contará com 77 ativos de 74 empresas, composição que deve vigorar de 8 de setembro a 30 de dezembro deste ano.

Depois de cair para a faixa dos 63 mil pontos em março por conta da pandemia de coronavírus, o Ibovespa voltou para o patamar dos 100 mil pontos em julho. A expectativa agora é se o indicador conseguirá retomar níveis pré-pandemia, quando chegou próximo do recorde de quase 120 mil pontos, em janeiro deste ano.

Mas, afinal, para que serve e como é definido esse indicador?

Criado em 1968, o Ibovespa consiste em uma carteira teórica de ativos que mostra o desempenho das empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. É comum ouvir que o índice subiu ou desceu. Isso porque ele funciona como um “termômetro” do mercado financeiro, indicando, através dessas oscilações, como estão performando esses ativos. Não é à toa que o Ibovespa está no radar de investidores dentro e fora do Brasil e qualquer alta, ou queda brusca, logo repercute.

Para defini-lo, são utilizados critérios como liquidez, volume de negociação e participação do ativo nos pregões dos últimos doze meses. Por conta disso, as empresas têm valor de mercado diferentes, o que reflete no peso de cada companhia na composição do índice.

Quanto em quanto tempo a lista é renovada?

Por conta da dinâmica do mercado, o índice é reavaliado a cada quatro meses, uma vez que o cenário do mercado se redesenha a cada dia com a saída ou entrada de novas empresas na bolsa, por exemplo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas a mudança na composição não é obrigatória. A B3 divulga regularmente as carteira válidas de janeiro a abril, de maio a agosto e de setembro a dezembro, além de três prévias das novas composições dos índices, antes de haver, ou não, a mudança.

É possível investir no Índice?

Sim, os investidores possuem algumas maneiras de investir no Ibovespa. Para isso, basta escolher produtos indexados ao índice. Ou seja, produtos que usam o indicador como referência para a rentabilidade.

As opções são: ETF – Renda Variável, Futuro de Ibovespa, Futuro Mini de Ibovespa, Opção sobre Ibovespa, Operação Estruturada de Rolagem de Minicontrato de Ibovespa, Operação Estruturada de Rolagem de Ibovespa, Opção Flexível de Ibovespa e Opção Flexível de BOVA11.

Neste caso, antes de escolher uma dessas opções, é importante consultar alguma casa de investimentos para saber qual alternativa é mais adequada para os seus objetivos e com o seu perfil de investidor.

Qual é o peso de cada uma na carteira?

Para saber a composição vigente do índice, é importante consultar o site da B3 para ver quais empresas e em que medida estão inseridas no indicado. Na carteira vigente de 8 de setembro a 30 de dezembro deste ano, os cinco ativos que apresentam o maior peso na composição do índice são: Vale ON (9,857%), Itauunibanco PN (6,962%), Petrobras PN (5,464%), B3 ON (5,445%) e Bradesco PN (5,207%).

Para fins de comparação, os ativos que apresentaram o maior peso na composição da carteira anterior do índice, válida de 4 de maio a 04 de setembro de 2020, foram: Vale ON (10,154%), Itauunibanco PN (7,414%), Bradesco PN (5,611%), Petrobras PN (5,610%) e B3 ON (5,405%).

Nossos editores indicam este conteúdo para você investir cada vez melhor:
O que é o Ibovespa e como o índice é calculado

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos