• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

AliExpress mira produtos financeiros no Brasil

Com crescimento de cerca de 130% das vendas em 2020, o popular portal de compras quer usar essas iniciativas para ampliar o vínculo com clientes no Brasil

Por E-Investidor

27/05/2021 | 16:20 Atualização: 27/05/2021 | 18:03

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

(Reuters) – O AliExpress, planeja usar “live commerce”, serviços financeiros e cadastrar vendedores locais em seu marketplace, com o portal de comércio eletrônico do gigante chinês Alibaba buscando manter a expansão no Brasil em um ambiente de crescente concorrência, disse o principal executivo da companhia no país, Yan Di.

Leia mais:
  • Citi mantém expectativa de alta do dólar para R$ 5,58
  • Com rumores sobre Latam, ações da Azul têm maior alta diária em 12 meses
  • Sete lições erradas que Friends deu sobre finanças
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com crescimento de cerca de 130% das vendas em 2020, o popular portal de compras quer usar essas iniciativas para ampliar o vínculo com clientes no Brasil, que tornou-se um dos cinco maiores mercados do AliExpress em vendas no mundo.

“Vamos investir em live commerce”, disse Di à Reuters, referindo-se a um modelo que envolve entretenimento online como ferramenta para geração de engajamento de clientes e elevar vendas. A modalidade já representa cerca de 10% das vendas do comércio eletrônico na China e também vem ganhando popularidade em alguns mercados europeus.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Num movimento preliminar nessa direção, nos últimos meses, o AliExpress tem ampliado investimentos em marketing em reality shows de grande audiência na TV brasileira, como o “Big Brother Brasil” e “A Fazenda”. Em sua página no LinkedIn, o grupo recentemente anunciou que quer contratar um líder de marketing no Brasil.

Em outra frente, o AliExpress planeja passar a oferecer serviços financeiros no país, estendendo produtos já oferecidos, como pagamento parcelado sem juros. A medida poderia ajudar o grupo a enfrentar também a crescente integração entre comércio eletrônico e serviços financeiros, que no Brasil tem expoentes como Mercado Livre, Magazine Luiza e B2W.

“Entrar no ecossistema de finanças no Brasil é questão de tempo”, afirmou o executivo, declinando, no entanto, mencionar um prazo sobre quando isso deve acontecer.

Para complementar o processo de “abrasileirar” mais o serviço, o AliExpress também prepara “para breve” o cadastramento de vendedores locais em seu marketplace.

Publicidade

Essas iniciativas são desenhadas enquanto o AliExpress também procura melhorar a eficiência logística para reduzir os prazos de entrega. Neste mês, a empresa anunciou entregas de importados em até 12 dias para clientes na cidade de São Paulo, serviço que deve gradualmente chegar a outras cidades.

“E fazemos isso sem cobrar mensalidade”, afirmou Di, sem mencionar diretamente o “Prime”, programa de fidelidade da rival Amazon, que inclui entregas grátis aos afiliados.

Os comentários ocorrem no momento em que diversos grupos de comércio eletrônico no Brasil vêm tentando também aproveitar a demanda por importados, incluindo a Shopee, de Cingapura; o Tiendamia, com sede no Uruguai; Wish; e Shein. A própria Amazon anunciou neste mês uma prateleira de importados com frete grátis para clientes do Prime no Brasil.

De fato, o AliExpress tem percebido que vários de seus rivais têm tentado sair na frente no Brasil com produtos e serviços já populares na China e em outros mercados, como a venda de produtos por preço de custo e o próprio live commerce.

Publicidade

No começo do mês, a B2W anunciou acordo com a plataforma europeia OOOOO, que usa streaming para alavancar vendas, reforçando a aposta no live commerce.

CORREIOS

Uma das frentes de batalha no ecommerce brasileiro, que dobrou de tamanho no passado com impulso das medidas de isolamento social, os prazos de entrega cada vez menores tendem a ser um desafio para o AliExpress, que tem nos Correios seu maior parceiro de entregas.

A estatal de entregas tem perdido participação de mercado tanto para rivais privados quanto para empresas de comércio eletrônico que preferiram desenvolver logística própria, casos de Mercado Livre, Magazine Luiza, Via Varejo e outros.

Publicidade

Com isso, rumores de que o AliExpress seria o maior interessado em comprar os Correios, cuja privatização o governo federal prevê para 2022, têm crescido.

Segundo um estudo encomendado pelo próprio governo, os maiores clientes dos Correios em encomendas são justamente as grandes empresas de ecommerce, respondendo por 61% da receita.

Perguntado sobre o possível interesse do AliExpress em comprar os Correios, Di disse que não comentaria o assunto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Varejo
Cotações
20/10/2025 21h53 (delay 15min)
Câmbio
20/10/2025 21h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Consórcios além da contemplação: como brasileiros usam cotas para antecipar crédito e driblar juros

  • 2

    Inteligência artificial nas finanças: como usar a tecnologia como “copiloto” dos seus investimentos

  • 3

    "2026 ainda será o ano da renda fixa" diz o presidente da Bolsa brasileira

  • 4

    De PZZA a CAFE3: os tickers criativos que fisgam o investidor – e as regras da B3 que você precisa saber

  • 5

    Ouro dispara 59,5% em 2025: por que o metal bate recordes e como montar hoje posição com 5% a 10% da carteira

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Inteligência artificial nas finanças: como usar a tecnologia como “copiloto” dos seus investimentos
Logo E-Investidor
Inteligência artificial nas finanças: como usar a tecnologia como “copiloto” dos seus investimentos
Imagem principal sobre o Divisão de bens pode continuar mesmo após a morte de uma das partes?
Logo E-Investidor
Divisão de bens pode continuar mesmo após a morte de uma das partes?
Imagem principal sobre o BPC: como benefício será convertido automaticamente em auxílio-inclusão?
Logo E-Investidor
BPC: como benefício será convertido automaticamente em auxílio-inclusão?
Imagem principal sobre o Não consegue acessar o app do FGTS? Veja o que fazer
Logo E-Investidor
Não consegue acessar o app do FGTS? Veja o que fazer
Imagem principal sobre o BPC: veja as novas mudanças do benefício em 2025
Logo E-Investidor
BPC: veja as novas mudanças do benefício em 2025
Imagem principal sobre o FGTS: novo modelo de crédito imobiliário amplia uso do saldo para compra da casa própria
Logo E-Investidor
FGTS: novo modelo de crédito imobiliário amplia uso do saldo para compra da casa própria
Imagem principal sobre o INSS suspende redução de fila de espera: como medida pode impactar brasileiros?
Logo E-Investidor
INSS suspende redução de fila de espera: como medida pode impactar brasileiros?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja calendário do pagamento em outubro de 2025
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja calendário do pagamento em outubro de 2025
Últimas: Negócios
A IA é boa para o crescimento econômico? BofA diz “sim”, Morgan Stanley e UBS veem riscos: capex, preço da energia e efeito no PIB
Negócios
A IA é boa para o crescimento econômico? BofA diz “sim”, Morgan Stanley e UBS veem riscos: capex, preço da energia e efeito no PIB

Especialistas dizem que até agora a narrativa de ganhos de produtividade prevaleceu e e isso impulsionou negócios de bilhões de dólares

20/10/2025 | 14h12 | Por Nick Lichtenberg
Reag Investimentos (REAG3) anuncia novos membros para diretoria do Conselho após renúncias recentes
Negócios
Reag Investimentos (REAG3) anuncia novos membros para diretoria do Conselho após renúncias recentes

A companhia ainda se reunirá para nomear um membro adicional para ocupar o lugar de Altair Tadeu Rossato

20/10/2025 | 08h16 | Por Wilian Miron
Pequenas empresas na Bolsa? Novo plano busca acabar com a seca de IPOs na B3
Negócios
Pequenas empresas na Bolsa? Novo plano busca acabar com a seca de IPOs na B3

Regime Fácil tem como alvo empresas com faturamento bruto anual inferior a R$ 500 milhões; última abertura de capital na Bolsa ocorreu em 2021

16/10/2025 | 20h12 | Por Beatriz Rocha
CFA Society Brazil volta a ter escritório em SP e quer ampliar voz, diz novo presidente
Negócios
CFA Society Brazil volta a ter escritório em SP e quer ampliar voz, diz novo presidente

O executivo diz que quer promover níveis éticos mais elevados no mercado financeiro e trazer as melhores práticas internacionais para o Brasil

13/10/2025 | 03h00 | Por Bruna Camargo, Broadcast

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador