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Google, Facebook, Amazon e Apple ganham mais dinheiro um dia após audiência no Congresso

Big techs divulgaram resultados trimestrais robustos nesta quinta-feira, 30

Google, Facebook, Amazon e Apple ganham mais dinheiro um dia após audiência no Congresso
Montagem com as marcas de Google, Amazon, Apple e Facebook: cada vez maiores e mais poderosas. (AFP)
  • Ações das quatro big techs se valorizaram no primeiro pregão após audiência para questioná-las sobre comportamento antitruste
  • Para analistas, empresas demostraram solidez para enfrentar a pandemia e as investigações
  • Embora bem preparados, congressistas perguntaram pouco sobre o tema central da audiência, o que aumentou a confiança dos investidores nas empresas

(Bloomberg) – Os quatro principais executivos da Apple, Amazon, Facebook e Google enfrentaram, na quarta-feira, 29, um dilúvio de 5 horas de questionamentos de um Congresso acusando as empresas de vários comportamentos anticoncorrenciais. Apenas um dia depois, todas as quatro empresas valiam ainda mais.

Os preços das ações dos gigantes da tecnologia subiram na quinta-feira, 30, com as quatro empresas relatando fortes resultados financeiros após o fechamento do mercado. Isso mostra, novamente, o quão à prova de balas os gigantes da tecnologia se tornaram quando os investidores apostam em seu sucesso a longo prazo, mesmo em meio a uma pandemia global e escrutínio antitruste.

A audiência de quarta-feira dificilmente abalará os investidores, disseram analistas, principalmente porque muitas perguntas fugiram do tema.

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“Se houvesse um foco no comportamento anticoncorrencial, suponho que os investidores ficariam mais preocupados”, disse Michael Pachter, analista da Wedbush Securities, em um e-mail na quinta-feira.

Como foi o trimestre de Facebook, Google, Apple e Amazon?

Todas as quatro empresas permaneceram relativamente fortes, apesar da pandemia, embora este seja o primeiro relatório em que os investidores terão uma imagem de um trimestre inteiro afetado pela histórica crise econômica do coronavírus.

O Facebook registrou receita de US$ 18,7 bilhões no segundo trimestre encerrado em 30 de junho, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior – uma performance sólida, apesar dos anunciantes terem recuado devido à pandemia e ao boicote à rede social, o que inclui Disney, Verizon e mais de mil outras empresas.

A Alphabet, proprietária do Google, registrou uma queda de 2% na receita, para US$ 38,3 bilhões, ainda superando as expectativas de Wall Street.

A receita da Apple aumentou 1%, para US$ 58,3 bilhões. E a receita da Amazon cresceu 40%, para US$ 88,9 bilhões, no que o CEO Jeff Bezos chamou de declaração “outro trimestre altamente incomum”.

Como esperado, a empresa gastou mais de US$ 4 bilhões em várias medidas de combate ao covid-19, incluindo medidas adicionais de segurança para trabalhadores e ampliação para atender à demanda, mas ainda registrou um lucro superior a US$ 5 bilhões.

Jeff Bezos depõe ao Congresso
Jeff Bezos durante depoimento do Congresso: CEO da Amazon recebeu os questionamentos mais duros. (Graeme Jennings/ Pool via Reuters)

Big techs demonstram solidez mesmo ante pandemia e investigação

No geral, a forte exibição das big techs mostra como os gigantes da tecnologia estão posicionados para suportar desafios significativos, incluindo o escrutínio do Congresso, investigações federais, um boicote de anunciantes no caso do Facebook e uma crise de saúde pública.

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Na quarta-feira, os representantes questionaram os CEOs de tecnologia sobre diversos tópicos, incluindo como a Amazon paga vendedores de terceiros, quanto a Apple cobra dos desenvolvedores em sua App Store e como o Google gerencia os dois lados de suas ferramentas de publicidade. Eles também levantaram acusações de preconceito contra conservadores no Facebook e na pesquisa do Google, além de perguntas sobre os laços das empresas com a China.

Os legisladores pareciam bem preparados para a audiência, chegando aos CEOs com documentação incluindo comunicações por e-mail, transcrições de depoimentos anteriores e gravações de clientes que afirmam ter sido prejudicados. Ainda assim, os investidores poderiam ter ficado mais preocupados se mais perguntas focassem especificamente no comportamento anticoncorrencial, e não em perguntas fora do tema, disse Pachter.

“As perguntas foram amplamente fora de foco e as audiências foram um desvio agradável das ameaças à nossa saúde, uma economia falida e ameaças à democracia”, disse ele.

À medida que as empresas reportam ganhos, o Facebook e o Google, que dependem amplamente de vendas de anúncios digitais, provavelmente sentirão mais dor quando os anunciantes reduzirem os gastos em meio à pandemia. Mas os dois têm vantagens distintas como fornecedores dominantes de publicidade digital como primeira escolha para anunciantes digitais que desejam continuar gastando.

Amazon está melhor posicionada que as rivais

A Amazon está ainda melhor posicionada, pois as pessoas ficam presas em casa ou tentam evitar supermercados, assim se voltam para a plataforma de comércio eletrônico para mais compras. No entanto, isso pode ser compensado por um aumento nas despesas operacionais para acompanhar o aumento da demanda e as medidas de segurança contra a covid-19. A Amazon também perdeu parte de mercado, pois a pandemia prejudicou as operações e provocou atrasos e esvaziou estoques.

Bezos recebeu algumas das perguntas mais difíceis durante a audiência de quarta-feira, em parte porque foi a primeira vez que o executivo testemunhou no Congresso. Os legisladores analisaram como a Amazon usa os dados coletados de vendedores externos para anunciar seus próprios produtos em detrimento de outros.

Apple é apontada como maior vencedora da audiência

Logo da Apple
Silhueta refletida na logo da Apple: empresa foi apontada a grande “vencedora” da audiência. (Josh Edelson/ AFP)

Analistas não estavam preocupados com a Apple após a audiência de quarta-feira. Gene Munster, analista da Loup Ventures, chamou a Apple de “vencedora” em um e-mail após a audiência.

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“As perguntas a Tim Cook orbitaram amplamente em torno da App Store, que estimamos serem responsáveis ​​por cerca de 5% da receita da Apple. Em comparação, as outras empresas de tecnologia receberam questões que impactaram a maior parte de sua receita”, escreveu ele. Munster acredita que o maior problema para as empresas de tecnologia é abstrato: distração.

Em um comunicado à imprensa na quinta-feira, o CEO da Apple, Tim Cook, colocou os ganhos relativamente modestos no contexto.

“Apesar do impacto global sem precedentes da covid-19, estamos orgulhosos de informar que a Apple cresceu no trimestre”, disse Cook. Esse crescimento veio de serviços e wearables, disse ele.

Wall Street tem observado a capacidade da Apple de aumentar a receita de serviços, que inclui itens como armazenamento de fotos e seguro de telefone, chamado AppleCare +. A demanda por iPhones está diminuindo e é uma boa notícia para os acionistas da Apple que a empresa está vendo um crescimento em outras áreas, como serviços e wearables, que incluem Apple Watch e AirPods.

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