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Quanto custa investir em franquias? O retorno anual pode chegar em milhões

Antes de investir é importante mapear os demais gastos mensais para não desequilibrar o seu orçamento

Quanto custa investir em franquias? O retorno anual pode chegar em milhões
Franquias são formas fáceis e acessíveis de abrir um negócio (Foto: Envato Elements)

O mercado de franquias é mais uma opção para quem deseja diversificar os investimentos. Quem escolhe investir em marcas já estabelecidas no mercado pode desfrutar de estratégias de marketing organizadas, suporte de inauguração e planos de negócios já testados e estruturados. E dentro desse ramo, é possível encontrar empresas de pequeno, médio e de grande porte, que variam conforme o segmento e potencial de faturamento médio.

No final, tudo vai depender do perfil do franqueado e do capital disponível para invedtir no negócio. “Você precisa achar uma franquia que se relacione com o seu perfil de investidor, mas também com as suas finanças”, observa Marcelo Cherto, membro da Academia Brasileira de Marketing e um dos fundadores da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Como investir em franquias

Análise de perfil

Antes de mais nada, é preciso avaliar qual é o perfil do investidor e avaliar as opções do mercado disponíveis para franquiar. “Não é todo mundo que está preparado para ser um franqueado. Você vai ter que tomar algumas decisões, como gerenciar uma equipe, seja ela pequena, média ou grande, depende da franquia na qual você está entrando”, afirma Cherto.

Para consultar as franquias disponíveis no Brasil, o investidor pode consultar sites como o da ABF e ver a que mais se encaixa no seu modelo de negócios. O E-Investidor poupou parte do seu trabalho e selecionou 10 franquias para investir com faturamento anual de R$ 1 milhão – veja nesta matéria.

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Cherto ressalta também a importância de conversar com quem já faz parte do setor almejado. “Busque saber sobre o tamanho do investimento, o número de horas trabalhadas por dia, as tarefas desempenhadas e o que exigir no contrato”, exemplifica.

O COF

Uma vez que você se interessou por uma franquia, ela irá te entregar o Circular de Oferta de Franquia (COF). Trata-se de um documento contendo todas as condições do negócio, em aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes.

No COF consta tudo o que será exigido do franqueado antes e depois da assinatura do contrato de franquia.

Valor de investimento

Não é a toa que o assunto de investimento em franquias assusta muita gente. É preciso se preparar financeiramente para arcar com todos os custos do setor escolhido. Somente para entrar na rede de franquias, paga-se uma taxa de franquia aproximada de R$ 50 mil, além de uma luva (direito de ocupar o imóvel). Além disso, há também custos com obra, equipamento, decoração e o aporte inicial para adquirir parte da marca em questão.

Cherto, fundador da ABF, destaca ainda o tempo necessário para que as despesas se equilibrem com as receitas. Pode ser que seu investimento demande um ou mais meses para se suprir financeiramente, por isso, é importante mapear os demais gastos mensais para não desequilibrar o seu orçamento.

Gestão do negócio

Passado todo o processo de adquirar a franquia, o investidor passa a ter autonomia sobre o negócio, mas não independência. Em outras palavras, ele vai poder gerenciar o espaço, como contratar e treinar colaboradores, fazer pedidos logísticos etc. Mas precisará manter o logo e as cores da marca, os produtos e os fornecedores inalterados.

Em um exemplo prático: se a pessoa adquire uma franquia do McDonald’s, ela terá que manter a confecção dos lanches, assim como o amarelo do logo, sem vender produtos que não condizem com os da loja.

3 exemplos de investimento em franquia de grande, médio e pequeno porte

Ultra Academias

O Grupo Ultra é uma holding especializada em franquias de academia e estúdios de fitness, cuja rede é formada por 86% de franquiados.

Trata-se de uma franquia de médio a grande porte, portanto, o investimento total pode variar de R$ 3 a 4 milhões, mas com R$ 500 mil, o investidor já pode começar suas negociações. Isso porque os custos com obras e acabamentos são o que mais encarece a franquia, mas podem ser negociados com o proprietário do espaço e fornecedores, buscando baratear o valor.

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A rede, que faturou R$ 96 milhões nos últimos 12 meses, tem a expectativa de fechar 2024 com a cifra de R$ 120 milhões. O faturamento médio pode ser de R$ 250 mil a R$ 500 mil ao mês, chegando ao montante de R$ 3 a 6 milhões ao ano.

O investidor pode atuar como franquiado ou sócio-investidor. O primeiro atua diretamente na gestão da franquia, enquanto o segundo delega a função para outro gerente e somente acompanha as operações.

Flamy Bolos

A franquia Flamy Bolos se enquadra em médio porte, em meio à diversidade de modelos de negócios em franquias de alimentação, com investimentos a partir de R$ 236 mil. O faturamento médio varia de R$ 70 a 100 mil, dependendo de onde a loja estará localizada.

As lojas contam com a versão gourmet, com cafeteria e confeitaria, mas também as express – estas são menores e ainda serão implantadas a partir de 2025 e buscam focar em encomendas. Uma das vantagens é que o empreendedor recebe suporte oferecido pela franqueadora para traçar suas estratégias de negócio com mais facilidade e assertividade.

“O segmento de bolo vem crescendo, principalmente depois da pandemia, quando nós tivemos um aumento no delivery. Hoje ele as confeitarias movimentam bilhões por ano no País”, afirma Miriam Cristina, franquadora da Flamy Bolos.

Home Angels

A franquia Home Angels atua no mercado de cuidadores de idosos (home care) e se encaixa em pequeno porte e microfranquias (cujos investimentos são abaixo de R$ 100 mil). Para se tornar franqueado na Home Angels, é necessário investir R$ 50 mil reais.

Segundo Artur Hipólito, sócio fundador da Home Angels, o mercado de home care está em expansão devido ao envelhecimento da população. “Projetos e serviços voltados para o mercado da terceira idade é um dos segmentos que mais vai se desenvolver”, afirma.

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O faturamento médio pode chegar a R$ 120 mil ao mês, chegando a quase R$ 1,5 milhão ao ano. Arthur destaca que, a partir de 10 clientes, já é possível alcançar uma rentabilidade em torno de 20% do faturamento.