• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Alta do aço causa queda no setor de construção no 1º trimestre de 2022

Commodity teve alta de até 73% no valor negociado

Por E-Investidor

23/05/2022 | 15:54 Atualização: 23/05/2022 | 15:47

Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Agência Brasil – O mercado imobiliário brasileiro apresentou queda de 42,5% no número de lançamentos no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o quatro trimestre de 2021, informou hoje (23) a Câmara Brasileira da Indústria da Construção. O número de lançamentos também apresentou uma queda de 7,6% na oferta final de empreendimentos. Segundo a CBIC, o aumento no preço de insumos e a conjuntura econômica pesaram na redução.

Leia mais:
  • Imposto de Renda: 27% dos contribuintes ainda não enviaram declaração
  • Parceria entre Livelo e Nomad permite criação de uma conta em dólar
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O levantamento, que colheu informações do mercado da indústria da construção em 196 cidades de todas as regiões do país, também mostrou queda nos três primeiros meses do ano no número de lançamentos de unidades do programa Casa Verde e Amarela, em relação ao último trimestre de 2021.

As unidades foram reduzidas em 40,4% e a oferta final em 11,1%. A CBIC disse que os números são afetados pelo aumento dos preços e dos custos dos materiais da construção civil, pela falta de confiança para novos lançamentos dos empresários e incorporadoras e pela queda do poder aquisitivo das famílias.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O tempo todo falamos do efeito aumento de custo que impacta no preço de venda e isso está muito claro no Casa Verde e Amarela, que tem puxado nos últimos tempos a habitação de mercado”, disse o presidente da CBIC José Carlos Martins durante coletiva para apresentação dos dados.

De acordo com Martins, o aço foi o material que mais impactou no aumento total do custo das obras. Ele citou o exemplo de construção de uma ponte, que teve alta nos custos do material utilizado de cerca de 73% no período de julho de 2020 a julho de 2021.

“Quando a gente analisa uma ponte, por exemplo, o aumento foi e 73% de custo por um único item que é o aço. No caso do Casa Verde e Amarela esse impacto foi de 34% em um único item”, apontou.

Martins disse que a redução na alíquota de importação do insumo, juntamente com outros 10 produtos, anunciada pelo governo para conter a alta da inflação, diminuiu um pouco a pressão no aumento de custo. Entretanto, ainda há necessidade de debater a estabilização dos preços com a cadeia de produção.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • construção civil
  • Indústria
  • Inflação
  • mercado
  • preço
Cotações
22/04/2026 16h23 (delay 15min)
Câmbio
22/04/2026 16h23 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Inflação projetada para 2026 sobe e influencia Tesouro Direto; entenda o impacto dos juros mais altos sobre os títulos públicos

  • 2

    Ibovespa hoje fecha em leve alta com tensão no Oriente Médio e disparada do petróleo; dólar cai ao menor valor em 2 anos

  • 3

    Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY

  • 4

    Ganhar dinheiro ou construir patrimônio? Entenda a diferença e por onde começar

  • 5

    Bolsa cara ou barata? Onde encontrar dividendos de até 13%

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 2 canais online para fazer a declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 2 canais online para fazer a declaração
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 6 informações que você não pode declarar no app da Receita Federal
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 6 informações que você não pode declarar no app da Receita Federal
Imagem principal sobre o Gás do Povo: o vale expirou? Entenda se você pode perder o benefício
Logo E-Investidor
Gás do Povo: o vale expirou? Entenda se você pode perder o benefício
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: idosos que recebem BPC têm direito ao dinheiro?
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: idosos que recebem BPC têm direito ao dinheiro?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS antecipado: veja os períodos de pagamento de 2026
Logo E-Investidor
13º salário do INSS antecipado: veja os períodos de pagamento de 2026
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: quem pode realizar a autorização de uso pelo aluno pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: quem pode realizar a autorização de uso pelo aluno pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: responsáveis legais que não são os pais podem autorizar movimentação pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: responsáveis legais que não são os pais podem autorizar movimentação pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Últimas: Tempo Real
BofA vê Ibovespa aos 210 mil pontos no final do ano
Tempo Real
BofA vê Ibovespa aos 210 mil pontos no final do ano

Estimativa assume um cenário mais próximo de arrefecimento do conflito no Oriente Médio, além de uma taxa Selic encerrando este ano em 13,25%

22/04/2026 | 16h03 | Por Caroline Aragaki
Ouro fecha em alta com extensão de cessar-fogo entre EUA e Irã, mas ganhos são limitados com bloqueio em Ormuz
Tempo Real
Ouro fecha em alta com extensão de cessar-fogo entre EUA e Irã, mas ganhos são limitados com bloqueio em Ormuz

Os metais preciosos podem continuar competindo com o dólar pela tendência no mercado até que um caminho de paz seja mais claro

22/04/2026 | 15h36 | Por Thais Porsch
Bolsas da Europa fecham sem direção única com incerteza sobre cessar-fogo e Ormuz
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham sem direção única com incerteza sobre cessar-fogo e Ormuz

Segundo a Capital Economics, o conflito pode trazer consequências futuras no crescimento econômico na zona do euro

22/04/2026 | 14h35 | Por Isabella Pugliese Vellani
Tesouro Direto mantém prêmios elevados às vésperas de leilão de títulos atrelados à inflação
Tempo Real
Tesouro Direto mantém prêmios elevados às vésperas de leilão de títulos atrelados à inflação

Com Selic projetada a 13% e inflação próxima de 4,8%, títulos públicos refletem risco elevado e favorecem estratégias mais táticas

22/04/2026 | 12h22 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador