Mercado

Ibovespa Agora: Wine confirma suspensão do IPO

O que acontece de mais importante no mercado financeiro você encontra aqui

Ibovespa Agora: Wine confirma suspensão do IPO
Foto: Divulgação/Envato

(Estadão Conteúdo) – O e-commerce de vinhos Wine confirmou a desistência de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que seria precificada hoje, conforme antecipado na semana passada pela Coluna do Broadcast. Com isso, o número de empresas que cancelaram as aberturas de capital por conta da seletividade do mercado cresce, com mais de 15 empresas postergando operações. Segundo comunicado da Wine, a decisão ocorreu devido à atual “conjuntura adversa de mercado”.

O movimento ocorre diante de um grande aumento da volatilidade do mercado ao longo das últimas semanas. Sem um novo pacote de estímulos nos Estados Unidos e a segunda onda do novo coronavírus na Europa, levando países como a França e Alemanha a anunciarem novas medidas de restrição de circulação, ajudaram a azedar de vez o humor dos investidores, que já vinham muito seletivos na hora de entrarem nas ofertas.

Atualizada às 15h37

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Leia também: Ação do IRB cai mais de 6% após divulgação do balanço

Itaúsa confirma que não pretende vender participação em eventual cisão de fatia do Itáu na XP

(Reuters) – A Itaúsa comunicou nesta quarta-feira que não pretende vender participação relevante na empresa resultante da cisão da participação do Itaú Unibanco na XP Inc. A holding afirmou, porém, que dentro da estratégia de diversificação do portfólio em companhias do setor não financeiro, “não considera essa participação como estratégica no longo prazo, estando este ativo sujeito às avaliações no âmbito do processo de acompanhamento de seu portfólio”.

Na véspera, o Itaú anunciou que está considerando cindir a maior parte de sua participação de 46% na plataforma de investimento XP e vender o restante. O Itaú pode emitir ações equivalentes a 41,05% da XP, que tem valor de mercado de 23 bilhões de dólares, para formar uma nova entidade que poderia ser listada. O Itaú também pode vender fatia de 5% na XP para aumentar seus índices de capital.

O pedido não menciona o motivo do plano, que está sujeito à aprovação do conselho. “A Itaúsa passaria a deter, direta e indiretamente, 37,39% do capital total da nova empresa e o equivalente a 15,35% do capital total da XP”, afirmou a holding em fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Publicidade

Atualizada às 13h28

Leia também: Itaú ainda está disposto a comprar participação adicional na XP

 

IBOV avança puxado por Itaú

(Reuters) – O Ibovespa avançava nesta quarta-feira, tendo superado 97 mil pontos na máxima, com Itaú Unibanco entre as maiores altas em meio a planos envolvendo sua participação na XP Inc, enquanto a apuração dos votos das eleições nos Estados Unidos também ocupa as atenções.

Às 11:38, o Ibovespa subia 0,58%, a 96.538,57 pontos. No melhor momento, chegou a 97.592,38 pontos. O volume financeiro era 7,9 bilhões de reais.

Nos EUA, o republicano Donald Trump enfrenta o oponente democrata Joe Biden para se manter no comando da maior economia do mundo, mas a disputa está bastante acirrada e apuração pode ainda levar dias. Uma das preocupações é de que um resultado muito apertado desencadeie uma disputa judicial.

Publicidade

(Atualizado às 11h55)

IRB Brasil tem prejuízo de R$ 229,8 mi no 3º tri

(Reuters) – O IRB Brasil RE teve prejuízo líquido de 229,8 milhões de reais no terceiro trimestre, bem acima do resultado negativo de um ano antes (19,7 milhões de reais), mas abaixo da perda de 685,1 milhões de reais no segundo trimestre, segundo dados divulgados na noite de terça-feira.

“O resultado reflete especialmente a aceleração nos avisos de sinistros internacionais, explicados pelo momento de incertezas na economia e na companhia”, afirmou em nota o presidente-executivo interino e presidente do conselho de administração da resseguradora, Antônio Cássio dos Santos.

“Acreditamos alcançar números positivos no próximo ano, com a melhoria de prêmios especialmente em grandes riscos, como nos setores de petróleo, patrimonial e rural”, estimou, acrescentando que, quando excluídos contratos descontinuados, o terceiro trimestre teve lucro líquido de 149,4 milhões de reais.

Publicidade

De julho a setembro, os prêmios emitidos somaram 2,976 bilhões de reais, marginalmente abaixo do mesmo período de 2019, mas acima dos 2,543 bilhões de reais no trimestre anterior.

(Atualizado às 9h51)

Exterior e dados locais impulsionam Ibovespa

(Atualizado às 11h)

O viés de alta que ecoa nos índices futuros de Nova York e na maioria das bolsas europeias deve respingar no Ibovespa, permitindo um segundo dia seguido de valorização. Internamente, o alívio esperado na B3 ainda deve contar com um desempenho melhor que o esperado na produção industrial e balanços como os do Itaú Unibanco. Às 10h44, Ibovespa subia 1,11%, aos 97.082,04 pontos, após alta de 2,16% (95.979,71 pontos) da véspera.

Publicidade

Contudo, a disputa apertada na corrida à Casa Branca pode limitar os ganhos, à medida que, caso o democrata Joe Biden avance na contagem de votos, o republicano Donald Trump já afirmou que recorrerá à judicialização. “Esse é um risco, uma hipótese ruim pois acaba batendo na confiança, o que por sua vez tende a gerar menos PIB, menos consumo”, descreve Gilberto Nagai, responsável pela renda variável da BNP Paribas Asset Management.

Leia também: Com Biden ou Trump, dólar deve saltar nos primeiros 100 dias de Governo

Ibovespa à vista abre em alta com foco voltado para eleição nos EUA

(Reuters) – A bolsa paulista abriu em alta nesta quarta-feira, com agentes monitorando os mercados no exterior, sem uma definição clara ainda sobre quem será o novo presidente dos Estados Unidos, diante da disputa acirrada entre Donald Trump e Joe Biden.

A temporada de balanços no Brasil também ocupa as atenções dos investidores, com resultados de nomes como Itaú Unibanco, TIM e IRB Brasil RE, entre outros; bem como a pauta macroeconômica, com a produção industrial no país crescendo acima do previsto em setembro.

Publicidade

Às 10:09, o Ibovespa subia 0,64 %, a 96.597,29 pontos.

Em Nova York, os futuros acionários tinham forte volatilidade, com os investidores enfrentando a perspectiva de um resultado potencialmente contestado da eleição presidencial do país depois que Trump assumiu a liderança em alguns Estados decisivos.

Os pregões europeus também adotavam um viés de alta, com a disputa eleitoral norte-americana sob os holofotes.

(Atualizado às 10h27)

Sinais positivos nas bolsas no exterior podem ajudar o Ibov hoje

(Estadão Conteúdo) – Os sinais positivos nas bolsas no exterior podem ajudar o Ibovespa, após a alta de mais de 2% ontem, e o investidor deve olhar também o balanço do Itaú Unibanco, que veio em linha com o esperado, além da valorização do petróleo, que pode apoiar as ações da Petrobras.

Já o dólar e os DIs podem estender a alta de ontem, diante da valorização generalizada da divisa americana lá fora em meio ainda ao problema fiscal do País.

NO EXTERIOR. O euro também reduziu perdas ante o dólar após os dados de atividade positivos na região, enquanto a acirrada contagem de votos nos EUA segue no radar. Mais cedo, os mercados já buscavam uma recuperação, após reagirem inicialmente de forma negativa à declaração de vitória de Trump e à ameaça dele de ir à Suprema Corte para contestar o que chamou de “fraude enorme” na eleição presidencial americana.

(Atualizado às 8h)

Leia também: Picpay oferece 210% do CDI: ‘Primeiro pezinho em produtos de investimentos’

Dólar salta com disputa apertada na eleição presidencial dos EUA

(Reuters) – O dólar saltava e as moedas mais arriscadas recuavam nesta quarta-feira uma vez que os resultados iniciais da eleição presidencial norte-americana mostravam uma disputa apertada, surpreendendo investidores que apostavam em uma vitória decisiva do democrata Joe Biden.

O presidente Donald Trump venceu nos Estados decisivos da Flórida, Ohio e Texas, destruindo as esperanças do mercado de um resultado claro. Os investidores aguardam agora os resultados de Michigan, Wisconsin e Pensilvânia, que o levaram à Casa Branca em 2016.

O dólar chegou a subir 1% quando os mercados europeus abriram, enquanto o iuan offshore, o dólar australiano e a coroa norueguesa, que durante anos sofreram o impacto das políticas protecionistas de Trump, enfraqueciam.

(Atualizado às 8h16)