As regras sobre a aposentadoria já passaram por mudanças significativas, especialmente com a reforma da previdência, o que impacta a vida de milhares de trabalhadores que planejam se aposentar.
Leia também
Em 2024, além das alterações progressivas relacionadas à idade mínima e ao tempo de contribuição, é essencial que os seguros sejam fornecidos com a documentação correta ao solicitar o benefício junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Além disso, vale entender que existem diferentes tipos de aposentadoria, como por idade mínima, por pontos e aposentadoria rural. Cada modalidade exige o cumprimento de critérios específicos, mas a documentação necessária para a entrada no processo é universal.
Confira a lista de documentos exigidos para solicitar a aposentadoria em 2024:
- Documento oficial de identificação com foto;
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Comprovante de endereço recente;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Número do PIS/Pasep ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
- Carnês de contribuição, no caso de segurados facultativos;
- Extrato do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), acessível através do portal Meu INSS;
- CTC (Certidão de Tempo de Contribuição), documento imprescindível para quem atuou como servidor público.
Como aposentar por Idade mínima e sistema de pontos?
Em 2024, a idade mínima para retirar continua a aumentar gradualmente. Para as mulheres, a idade mínima será de 58 anos e 6 meses, enquanto para os homens será de 63 anos e 6 meses. Além da idade, é necessário que as mulheres tenham contribuído por pelo menos 30 anos e os homens por 35 anos.
Publicidade
Já a possibilidade de solicitar a aposentadoria por pontos, neste ano de 2024, as mulheres deverão atingir 91 pontos e os homens, 101 pontos, com cada ano de idade e contribuição somando pontos.
Colaborou: Renata Duque.