Radar da Imprensa

Comportamento de investidores do Reino Unido acende alerta sobre essas ações

Os dados são da rede de fundos Calastone

Comportamento de investidores do Reino Unido acende alerta sobre essas ações
Ações de investidores do Reino Unido acelera 'boom' de ESG; entenda. Foto: Envato Elements

Nesta terça-feira (04), dados da rede de fundos Calastone revelaram que os investidores no Reino Unido abandonaram algumas ações e títulos no último mês e, ao mesmo tempo, continuavam a optar pela segurança do dinheiro e dos fundos do mercado monetário.

Segundo a Reuters, os fundos focados em questões ambientais e ESG (ambiental, social e governança) registaram um quarto mês consecutivo de vendas líquidas, o que representa uma queda de 953 milhões de libras – elevando o total retirado desses fundos para quase 2 mil milhões de libras desde maio.

Além disso, estes mesmos fundos de ações perderam cerca de 1,19 bilhão de libras (US$ 1,50 bilhão) durante o mês agosto – o pior resultado desde setembro de 2022. Isso acontece ao mesmo tempo em que os fundos focados no Reino Unido são mais atingidos, com resgates de 811 milhões de libras, de acordo com os mesmos dados.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

“O medo foi um grande motivador em agosto”, disse Edward Glyn, chefe de mercados globais da Calastone à Reuters.

Vale citar, ainda de acordo com a agência de notícias, que os fundos de rendimento fixo também registaram vendas líquidas de 330 milhões de libras em agosto, após adicionarem 4,8 mil milhões de libras nos primeiros sete meses do ano, em um contexto de subida das taxas de juro.

“Com as taxas de juro da poupança e os rendimentos dos fundos do mercado monetário considerados portos seguros no seu nível mais alto desde 2007, não é preciso muito para causar uma derrota”, acrescenta Edward.

Apesar disso, os fundos do mercado monetário registraram um desempenho superior, acrescentando 673 milhões de libras – a segunda maior entrada mensal já registada.

Os gestores de ativos, que anteriormente haviam lucrado com um aumento na procura de fundos ESG, devem agora prestar mais atenção no aumento dessa liquidação, alertou Glyn da Calastone.

Publicidade

Colaborou: Vitória Tedeschi.