Radar da Imprensa

Consumo de energia atinge recorde histórico no Brasil; veja como economizar na conta de luz

Demanda histórica na segunda semana de março exige atenção com o consumo consciente

Consumo de energia atinge recorde histórico no Brasil; veja como economizar na conta de luz
Consumo de energia atinge recorde histórico no Brasil; veja como economizar na conta de luz Foto: Envato Elements

O Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu um marco histórico no consumo de energia na segunda semana de março. O país testemunhou um recorde na última sexta-feira (15), impulsionado pela feroz onda de calor.

As informações foram divulgadas no site oficial do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) no último domingo (17). A carga média de energia no país chegou a 102.478 MW no dia 15 de março, às 14h37, superando o recorde anterior de 101.860 MW, registrado em 7 de fevereiro de 2024.

Desde novembro do ano passado, o SIN vem quebrando sucessivos recordes na demanda instantânea de carga, um reflexo direto das ondas de calor no Brasil.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Desta forma, confira 5 dicas de como economizar na conta de luz, de acordo com matéria do E-Investidor:

  1. Uso consciente do ar-condicionado: Segundo a Enel, é bom optar por modelos do tipo Inverter, que são mais eficientes e econômicos. Além disso, utilize o ar-condicionado apenas quando necessário e ajuste a temperatura para um nível confortável.
  2. Uso de chuveiros elétricos: Uma dica que pode ajudar a economizar na conta de luz é o uso consciente do chuveiro elétrico. De acordo com a Enel Distribuição São Paulo, cerca de 15 minutos de banho por dia, por pessoa, para uma família formada por quatro pessoas, corresponde ao consumo de energia de 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por uma hora. O hábito gera um impacto de R$ 100 na conta de luz.
  3. Máquinas de lavar e secar: Utilize a máquina de lavar com carga completa. Isso garante um consumo mais eficiente de água e energia. Além disso, opte por programas de lavagem com água fria, pois a maior parte da energia consumida na lavagem de roupas é utilizada para aquecer a água.
  4. Seque as roupas ao ar livre: Secadoras elétricas consomem muita energia. Utilize um varal sempre que possível.
  5. Aposte em energia solar: A instalação de painéis solares pode gerar uma economia de até 95% na conta de luz, segundo a Intelbras. O investimento inicial pode ser recuperado em alguns anos, com economia a longo prazo.

Colaborou: Gabrielly Bento.