Publicidade

Radar da Imprensa

Semana do consumidor: confira 5 dicas para não cair em golpes

O Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março

Semana do consumidor: confira 5 dicas para não cair em golpes
Semana do consumidor: 5 dicas para não cair em golpes. Foto: Envato Elements

No dia 15 de março, próxima sexta-feira, é comemorado o Dia do Consumidor, que faz parte da conhecida Semana do Consumidor, momento em que diversos comércios prometem descontos e grandes oportunidades de compras.

No entanto, neste momento, os clientes costumam ser bombardeados com ofertas e criminosos aproveitam o momento de euforia com os baixos valores para aplicar golpes.

De acordo com matéria de Artur Scaff ao E-Investidor, algumas das abordagens mais comuns são páginas falsas que simulam e-commerce; promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp, além da criação de perfis falsos de lojas em redes sociais.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Para ajudar os consumidores a aproveitarem os descontos sem dores de cabeça, a federação Brasileira de Bancos (Febraban), ainda na mesma reportagem, separou algumas dicas de como evitar cair em ciladas tanto em lojas físicas quanto na internet.

Confira abaixo 5 dicas para a Semana do Consumidor 2024:

  1. Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto;
  2. Pesquise a média de preços em vários sites conhecido;
  3. Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Só após essa checagem detalhada, faça a transferência;
  4. Passe você mesmo o cartão na maquininha em vez de entregá-lo para outra pessoa. Sempre confira o valor da compra na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança,
  5. Nunca clique em links, e digite você mesmo o endereço da loja no navegador de internet.

Colaborou: Vitória Tedeschi.

Web Stories

Ver tudo
<
>