Radar da Imprensa

Dinheiro: 3 traumas que a falta de educação financeira pode causar na criança

Algumas atitudes devem ser evitadas para o bem das crianças

Dinheiro: 3 traumas que a falta de educação financeira pode causar na criança
Dinheiro: 3 traumas que a falta de educação financeira pode causar na criança. Foto: Envato Elements

Falar sobre dinheiro com crianças e adolescentes é algo fundamental para construção da educação financeira e de futuros adultos conscientes e organizados financeiramente.

No entanto, as famílias são capazes de causar três tipos de traumas nas crianças e adolescentes quando o assunto é dinheiro. Tais traumas foram descritos na coluna de Evandro Mello para o E-Investidor. Confira abaixo:

1- A criança cresce achando que pode ter tudo o que quer, não sabe dar o valor real às coisas, nem lidar com a necessidade de fazer escolhas e planejamento. Isso porque a família não conversa sobre dinheiro e costuma dar tudo o que ela deseja;

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

2- A criança cresce frustrada, com a autoestima baixa e sem sonhar, pois a  família, mais limitada financeiramente, não dá aquilo que a criança ou o jovem quer, sem explicar a ela o real motivo;

3- A criança cresce com uma visão negativa sobre o dinheiro, achando que é algo difícil, motivo de briga e que não serve para ela. Isso acontece quando a família fala sobre dinheiro sempre de forma sentimental; briga sobre dinheiro na frente dos filhos e/ou fala que não pode comprar determinados itens porque não tem dinheiro, sem explicar como funcionam as finanças da casa.

Diante disto, Evandro enfatiza que as famílias devem sempre conversar com as crianças sobre finanças, mas valem algumas dicas para fazer isso de maneira correta. Confira na coluna do E-Investidor completa.

Colaborou: Vitória Tedeschi.