Últimas notícias

Inadimplência no setor elétrico voltou à normalidade, diz ministro

(Estadão Conteúdo) – O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou há pouco que a inadimplência no setor elétrico, em termos nacionais, está atualmente em 1,64%, o que corresponde um retorno à normalidade, tendo em vista que a inadimplência média do ano passado foi da ordem de 1,96%. Durante Live promovida pela Cemig, o ministro lembrou que a inadimplência chegou a atingir cerca 10%, após o início das medidas de distanciamento social por causa da pandemia de covid-19.

Segundo ele, o forte recuo se deve a medidas adotadas pelo governo federal e demais entes federados. “Vemos que medidas contribuíram efetivamente para isso, principalmente preservando os consumidores de baixa renda e as atividades essenciais, para que pudéssemos ter a tranquilidade para retomada da atividade econômica”, afirmou.

Entre as medidas adotadas pelo governo no setor elétrico em resposta à pandemia esteve a determinação de que consumidores de baixa renda enquadrados no programa Tarifa Social com consumo de até 220 KW/h tivessem isenção de suas tarifas entre os meses de abril e junho. Para cobrir esse custo, o Tesouro Nacional destinou R$ 900 milhões. Recursos de fundos setoriais também devem ser utilizados para cobrir os gastos com a medida, estimada em cerca de R$ 1,2 bilhão.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos