Últimas notícias

Anvisa divulga painel para consulta de preço de medicamentos. Veja os detalhes

Atualizada mensalmente, a lista estipula preços máximos de venda e ao consumidor

Anvisa divulga painel para consulta de preço de medicamentos. Veja os detalhes
Anvisa. (Foto: Adobe Stock)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nessa quarta-feira (24), um painel que permite a consulta de preços máximos de medicamentos comercializados no País. Com isso, farmácias, drogarias, laboratórios, distribuidores e importadores não podem cobrar valores acima do permitido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Mensalmente, a Anvisa atualiza o painel com o objetivo de disponibilizar tanto o Preço Máximo ao Consumidor (PMC, preço-teto autorizado para o comércio varejista de medicamentos), quanto o Preço Máximo de Venda ao Governo (PMVG), que corresponde ao resultado da aplicação de um desconto mínimo obrigatório em relação ao Preço Fábrica (PF), que é o teto de preço pelo qual um laboratório ou distribuidor pode comercializar um medicamento no mercado brasileiro.

Confira a lista do PMC neste link, e PMVC neste link, respectivamente.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além da lista publicada no site da Anvisa, os consumidores podem consultar revistas especializadas na publicação de preços de medicamentos, que devem ser disponibilizadas obrigatoriamente pelas farmácias e drogarias. Os estabelecimentos que descumprirem o valor podem ser denunciados pelos consumidores. Veja, a seguir, como realizar a denúncia.

Como denunciar preços acima do previsto pela Anvisa

Segundo a Anvisa, em caso de descumprimento das normas do Coeficiente de Adequação de Preços (CAP), os consumidores podem encaminhar a denúncia, acompanhada de todos os documentos comprobatórios, à Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos da CMED, bem como ao Ministério Público.

O encaminhamento da denúncia pode ser realizado pelos canais de comunicação da Anvisa, por meio do Fale Conosco e Ouvidoria.