Últimas notícias

B3 lança opções de ações e ETFs com vencimentos semanais

Bolsa brasileira planeja lançar novidade no dia 29 de janeiro

B3 lança opções de ações e ETFs com vencimentos semanais
Prédio da B3. (Foto: Maria Clara Matos/E-Investidor)
  • A B3 deve lançar no dia 29 de janeiro contratos de opções com vencimentos semanais para 15 ativos
  • Entre os papéis incluídos na novidade, estão ações do setor de varejo, como Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3)
  • Antes da iniciativa, esse tipo de derivativo sempre tinha vencimento mensal, na terceira sexta-feira de cada mês

A B3 vai lançar contratos de opções com vencimentos semanais para ações e ETFs (fundos de índices) no dia 29 de janeiro. A novidade envolve 15 ativos que passarão a ter mais vencimentos no mês, todas as sextas-feiras. Antes da iniciativa, esse tipo de derivativo tinha vencimento mensal, na terceira sexta-feira de cada mês.

Vale lembrar que as opções são contratos que dão aos seus titulares o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um ativo por um valor pré-determinado (preço de exercício) até uma data também pré-estabelecida. Os instrumentos foram criados para mitigar riscos de oscilação de preço, de modo a oferecer um mecanismo de proteção ao mercado.

Com o lançamento dos vencimentos semanais, a B3 espera que os investidores tenham a oportunidade de realizar estratégias de curto prazo, aproveitando eventos específicos do mercado. Situações, como a divulgação de um balanço com números diferentes em relação ao consenso de analistas, podem afetar o preço de uma determinada ação, assim como decisões de política econômica são capazes de influenciar significativamente o mercado como um todo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao reduzir o prazo de vencimento, o preço que se paga para comprar a opção (prêmio) diminui e os investidores podem seguir diferentes estratégias de aplicação. Com datas de vencimento mais distantes, ocorre o movimento contrário, já que há mais incertezas e isso acaba elevando o valor da operação.

Thalita Forne, gerente de Produtos Listados da B3, explica que a Bolsa brasileira tem tentando sofisticar cada vez mais os ativos oferecidos aos investidores. “Opções semanais já são uma realidade nos principais mercados globais e essa demanda por vencimentos mais curtos, que permitam a concretização de novas estratégias por parte dos investidores, chegou até nós”, afirma.

Entre os 15 ativos que terão opções semanais, estão ações do setor de varejo, como Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3), papéis de empresas com grande peso para a composição do Ibovespa, como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), além de ETFs que replicam o índice, como o iShares Ibovespa (BOVA11) e o It Now Ibovespa (BOVV11).

Confira abaixo a tabela completa:

Código de negociação Descrição
ABEV3 Ações ordinárias da Ambev
B3SA3 Ações ordinárias da B3
BBAS3 Ações ordinárias do Banco do Brasil
BBDC4 Ações preferenciais do Bradesco
BHIA3 Ações ordinárias do Grupo Casas Bahia
BOVA11 ETF – iShares Ibovespa Fundo de Índice
BOVV11 ETF It Now Ibovespa
GGBR4 Ações preferenciais da Gerdau
HAPV3 Ações ordinárias da Hapvida
ITUB4 Ações preferenciais do Itaú Unibanco
MGLU3 Ações ordinárias do Magazine Luiza
NTCO3 Ações ordinárias da Natura
PETR4 Ações preferenciais da Petrobras
SUZB3 Ações ordinárias da Suzano
VALE3 Ações ordinárias da Vale

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos