Últimas notícias

Bolsonaro chama Petrobras de “monstrengo” que trabalha para acionistas

Presidente volta a falar sobre privatização da estatal

Bolsonaro chama Petrobras de “monstrengo” que trabalha para acionistas
Presidente Jair Bolsonaro durante discurso (Foto: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar nesta quarta-feira (10) sobre sua intenção de privatizar a Petrobras e chamou, durante entrevista à Rádio Cultura do Espírito Santo, a petroleira de “monstrengo” que, segundo ele, trabalha para que seus acionistas não tenham prejuízos.

“Não tenho ingerência sobre a Petrobras. Tanto é que eu espero aí privatizar parte dela, que não é fácil. Já entrei em contato com a equipe econômica”, disse Bolsonaro em entrevista a uma rádio do Espírito Santo. “Porque a Petrobras é um monstrengo, tem um monopólio e praticamente vive em função dela mesma. Ela vive para que, dada a legislação existente, os acionistas nunca tenham prejuízo.”

A União é o maior acionista da Petrobras e, consequentemente, a maior beneficiária dos dividendos pagos pela estatal. Bolsonaro tem criticado com frequência nos últimos dias a distribuição de lucros da Petrobras a seus acionistas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A alta dos preços dos combustíveis, que têm sido constantemente reajustados pela Petrobras, está entre os fatores por trás da queda na aprovação de Bolsonaro e de seu governo, de acordo com pesquisas de opinião.

Há cerca de um mês Bolsonaro começou a falar de estudos para privatizar a estatal. No entanto, a equipe econômica negou que haja estudos concretos até o momento.