Últimas notícias

Bowman, do Fed, defende alta de 75 PB nos juros em setembro

Bowman disse ainda que o objetivo de longo prazo o Fed deixar de intervir indiretamente no mercado imobiliário

Bowman, do Fed, defende alta de 75 PB nos juros em setembro
Nuvens sobre a sede do Federal Reserve, banco central dos EUA, em Washington 26/05/2017 REUTERS/Kevin Lamarque

Por André Marinho – Diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Michelle Bowman afirmou hoje que uma nova alta de 75 pontos-base nos juros deve ser “apropriada” na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês), em setembro. Para os encontros seguintes, a dirigente espera altas consecutivas de 50 pontos-base, desde que os indicadores apoiem esse plano.

“Dependendo de como a economia evolui, podem ser necessários mais aumentos na meta para a taxa dos fed funds depois disso”, disse, em discurso durante conferência organizada pela Associação de Banqueiros de Massachussetts.

Bowman reiterou “forte apoio” à decisão do Fed, na semana passada, de subir os juros em 0,75 ponto porcentual. Segundo ela, com a inflação muito acima da taxa básica, o juro real está negativo. “Estou, portanto, comprometida com uma política que trará a taxa real dos fed funds de volta ao território positivo”, reforçou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A dirigente reconheceu que o aperto monetário implica riscos à atividade, mas explicou que reduzir os preços é a “responsabilidade número um” do BC americano. “Manter nosso compromisso de restaurar a estabilidade de preços é o melhor caminho para apoiar um mercado de trabalho sustentável e forte”, pontuou.

Sobre a redução do balanço de ativos, Bowman estabeleceu como objetivo de longo prazo o Fed deixar de “intervir indiretamente” no mercado imobiliário, por meio de títulos lastreados em hipotecas (MBS, na sigla em inglês).