Após as liquidações das operações da BRK Financeira e da Portocred pelo Banco Central na semana passada, os credores das instituições devem receber mais de R$ 2 bilhões em garantias do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Leia também
A BRK tinha aproximadamente 42 mil credores com depósitos elegíveis ao pagamento da garantia do FGC, somando R$ 1,7 bilhão. A Portocred Financeira, por sua vez, tinha cerca de 12 mil credores com depósitos elegíveis, somando R$ 521 milhões.
O FGC é uma associação que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores para recuperação de depósitos ou créditos em instituições financeiras em falência ou liquidação.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quase metade dos 54 mil credores da BRK Financeira e Portocred elegíveis à garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) já fez o cadastro básico no aplicativo do órgão. O pagamento da garantia começará após o recebimento das informações das instituições liquidadas.
O FGC oferece garantia ordinária de até R$ 250 mil para investimentos em produtos como conta corrente, poupança, CDB, RDB, LCI e LCA, para cada CPF ou CNPJ, por instituição financeira associada ou conglomerado financeiro. Há um teto de R$ 1 milhão, a cada quatro anos, para garantias pagas em cada CPF ou CNPJ.
Após realizar o cadastro no app do FGC, é necessário acompanhar os canais oficiais do fundo e aguardar a conclusão do processo de organização dos dados sobre os depositantes e investidores de cada instituição pelo liquidante.
Nessa primeira etapa do processo de pagamento de garantias cabe aos liquidantes – definidos pelo Banco Central – reunir as informações sobre identidade e valores a receber de cada pessoa que possui investimentos em ativos garantidos pelo FGC.
Publicidade
O pagamento será feito, preferencialmente, pelo aplicativo. Para realizar o processo é exigido assinatura digital, a partir da biometria.
O FGC alertou, também, para possíveis tentativas de golpe envolvendo o pagamento de garantia. Os canais oficiais de atendimento envolvem o app do FGC, telefone, e-mail e redes sociais. Nenhum contato é feito por meio do WhatsApp.