O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (28) a sexta-feira (1º), contém eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores manterem no radar.
Leia também
A semana começa com a divulgação do Relatório Focus na segunda-feira (28), o último dia de setembro. O documento é elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e traz as principais previsões econômicas do mercado.
No exterior, vale a pena se atentar ao Japão e México. No país asiático, teremos os números da taxa de desemprego, enquanto no americano sai a balança comercial, que indica os valores das importações e das exportações de mercadorias.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na terça-feira (29), o destaque na agenda doméstica é o resultado dos Investimentos Diretos no País (IDP) e das transações correntes de setembro. Nos EUA, contamos com os dados da confiança do consumidor de outubro e o relatório JOLTS (Job Openings and Labor Turnover Survey, em inglês), documento sobre a abertura de novas vagas de trabalho.
Na quarta-feira (30), será lançado no Brasil o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel. O indicador é utilizado como parâmetro de tarifas públicas, como energia e telefonia, em contratos de aluguéis e de prestação de serviços.
Em seguida, sai o Índice de Preços ao Produtor (IPP ou PPI), indicador de inflação que mede a variação nos preços médios recebidos pelos produtores nacionais de bens e serviços. À tarde, sai também o Índice de Evolução de Emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Na agenda internacional, o destaque será o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral da Alemanha, Zona do Euro e Estados Unidos. Na China, teremos o Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto – que calcula as atividades de manufatura e serviços do país – e o PMI Industrial, ou Índice de Gerente de Compras Industrial, que mede a saúde e o nível de atividade do setor da construção.
Na quinta-feira (31), o último dia de outubro, sai a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, que investiga as condições do mercado de trabalho do País a partir de uma amostra com mais de 210 mil domicílios.
Publicidade
No Japão, é importante deixar no radar o anúncio da decisão da taxa de juros do Banco Central. Já na Alemanha, o foco está nas vendas do varejo, enquanto na Zona do Euro aguardamos números da inflação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC) e a taxa de desemprego.
Na sexta-feira (1º), para abrir o mês de novembro, o mercado conta com o PMI Industrial no Brasil, Reino Unido, México e Estados Unidos. Para completar, na Argentina, será lançada a Receita Tributária de outubro.
Calendário Econômico da Semana
Segunda-feira, 28 de outubro
Brasil
08:25 – BCB: Relatório Focus (semanal)
México
09:00 – Balança comercial (set)
Japão
20:30 – Taxa de desemprego (set)
Terça-feira, 29 de outubro
Brasil
08:30 – Transações correntes (set)
08:30 – IDP (setembro)
EUA
11:00 – Confiança do consumidor – Conference Board (out)
11:00 – Ofertas de Emprego JOLTS (set)
Quarta-feira, 30 de outubro
Brasil
08:00 -IGP-M (out)
10:00 – IPP (set)
Publicidade
14:30 – Índice de Evolução de Emprego do CAGED
– Pnad Contínua
Alemanha
06:00 – PIB trimestral
05:55 – Taxa de desemprego (out)
10:00 – IPC (out)
Zona do Euro
07:00 – PIB trimestral
EUA
09:30 – PIB trimestral
China
22:30 – PMI Industrial (out)
22:30 – PMI Composto (out)
Quinta-feira, 31 de outubro
Brasil
08:30 – Dívida Bruta/PIB
Publicidade
09:00 – Taxa de desemprego
China
22:45 – PMI Industrial Caixin (out)
Japão
00:00 – Decisão de taxa de juros
Alemanha
04:00 – Vendas no varejo (set)
Zona do Euro
07:00 – IPC (out)
07:00 – Taxa de desemprego (set)
Sexta-feira, 1º de novembro
Brasil
09:00 – Produção industrial (set)
10:00 – PMI Industrial S&P Global (Out)
Reino Unido
06:30 – PMI Industrial (out)
EUA
09:30 – Payroll
11:45 – PMI Industrial (out)
México
12:00 – PMI Industrial (out)
Argentina
19:00 – Receita Tributária (Out)
*Fonte: Investing e Broadcast
Publicidade