Últimas notícias

Chile: por inflação, BC eleva taxa de juros de 9,0% para 9,75%

O conselho de dirigentes garantiu que se manterá atento à evolução da inflação e suas determinantes

Chile: por inflação, BC eleva taxa de juros de 9,0% para 9,75%
Centro comercial de Santiago, Chile Dezembro de 2020. Foto: REUTERS/Ivan Alvarado

Por Matheus Andrade – O Banco Central do Chile elevou sua taxa básica de juros em 0,75 ponto porcentual, de 9,0% para 9,75% ao ano, informou a instituição. É o maior nível em 24 anos. A decisão foi unânime entre os membros do Conselho, que observaram que, para que a inflação caía para a meta de 3% em até dois anos, serão necessários ajustes adicionais nos juros básicos. Na última decisão, um aumento de 75 pontos base já havia sido efetuado.

Em comunicado, o BC chileno destaca que a inflação global continuou a subir e os bancos centrais continuaram a aumentar as taxas de referência, ou sinalizam um aumento mais rápido.

“O Federal Reserve (Fed) se destaca, surpreendendo com um aumento acima do esperado e anunciou que as altas continuarão até que a inflação seja controlada”, diz o documento. “As condições financeiras ficaram mais apertadas tanto para as economias desenvolvidas quanto para as emergentes, com destaque para as quedas nos mercados de ações e uma valorização global do dólar“, avalia a autoridade.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“As expectativas de crescimento mundial se deterioraram. Por sua vez, os preços das commodities caíram mais do que o esperado, em grande parte devido aos temores de uma recessão global. Destaca-se a queda dos preços dos alimentos, onde também foram acrescentadas algumas notícias favoráveis do lado da oferta”, afirma o banco central.

O conselho de dirigentes garantiu que se manterá atento à evolução da inflação e suas determinantes. A próxima reunião está marcada para o dia 6 de setembro.