Últimas notícias

Com choque de commodities, Brasil tem ponto positivo, diz Campos Neto

Presidente do BC comentou que é possível usar o choque para ter mais exportações e arrecadação de impostos

Com choque de commodities, Brasil tem ponto positivo, diz Campos Neto
Roberto Campos Neto (Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

Por Thaís Barcellos e Célia Froufe – O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a avaliar há pouco que o choque atual de commodities produz efeitos positivos para o Brasil, que é exportador desses produtos, mas também cria um problema social devido ao aumento de preços de energia, combustíveis e alimentos.

Segundo ele, há algumas opções para lidar com esse problema. O primeiro é deixar os preços equilibrarem o mercado, reduzindo o consumo. “Mas isso não é socialmente nem politicamente viável.” A segunda opção, conforme Campos Neto, é intervir nos preços, como em vários países neste momento, mas isso pode desencorajar investimentos. “E acho que é o setor privado que vai resolver o problema no final, e não o governo.”

Por fim, ele comentou que é possível usar o choque positivo provocado pelas commodities, com mais exportações e arrecadação de impostos, para lidar com o problema social, via subsídios. “É uma boa solução, mas há o risco de virar uma despesa permanente. “No fim, lidar com esse problema é chave. E vai influenciar como veremos essa questão no futuro.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Campos Neto participou de painel na “The Green Swan Conference”. O evento é promovido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), pelo Banco Central Europeu (BCE), pelo Banco do Povo da China e pelo Network for Greening the Financial System (NGFS).