Últimas notícias

Comitê de Basileia propõe regras mais rígidas sobre criptos para bancos

  • O endurecimento das regulamentação atual seria, segundo o comitê, por preocupações ligadas à proteção ao consumidor, lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo

(Estadão Conteúdo) – O Comitê de Supervisão Bancária da Basileia (BCBS, na sigla em inglês) anunciou em consulta pública que pretende estabelecer regras mais rígidas em relação às criptomoedas.

O principal criador de padrões globais, que conta com participação do Banco Central dos EUA (Fed, na sigla em inglês) e Europeu (BCE), propõe que os bancos reservem um dólar em capital para cada dólar em bitcoin que possuírem.

O endurecimento das regulamentação atual seria, segundo o comitê, por preocupações ligadas à proteção ao consumidor, lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo. Os novos requisitos colocariam o bitcoin e criptomoedas semelhantes no nível de ativos de alto risco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A falta de registro dos criptoativos e a volatilidade muito alta foram mencionadas no relatório. Ativos de criptomoedas mais estáveis, como os atrelados ao valor de uma moeda corrente, serão submetidos a exigências menos rígidas, desde que atendam a certos requisitos.

Por serem menos voláteis, são elegíveis ao atual conjunto de regras da Basileia. Os bancos têm até 10 de setembro para responder às propostas do comitê e as moedas digitais de bancos centrais não estão incluídas na consulta. O comitê de Basileia não faz as regras serem cumpridas, apenas define padrões mínimos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos