Publicidade

Últimas notícias

Dólar hoje: moeda fecha o dia em alta com cautela global e dúvidas sobre juros

Dados de inflação americana foram monitorados pelo mercado nesta semana

Dólar hoje: moeda fecha o dia em alta com cautela global e dúvidas sobre juros
Dólar americano. Foto: Envato Elements

O dólar hoje fechou em alta de 0,60% no mercado doméstico, cotado a R$ 5,1212. Nesta sexta-feira (12), a moeda americana também avançou no exterior, com o índice DXY — que mede a divisa ante uma cesta de seis moedas rivais — terminando o dia em valorização de 0,72%, aos 106,038 pontos.

Nesta semana, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos veio mais forte que o esperado e diminuiu as expectativas por um corte de juros no país em junho. O indicador subiu 0,4% na comparação com fevereiro, segundo dados com ajustes sazonais publicados pelo Departamento do Trabalho. O resultado superou a mediana de analistas consultados pela pesquisa Projeções Broadcast, que previa alta de 0,3%.

O movimento de valorização da moeda americana nesta sexta também pode ser explicado por um sentimento de aversão ao risco, após dados fracos sobre a balança comercial chinesa trazerem um sinal negativo sobre o crescimento da economia global.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As exportações do país asiático tiveram queda de 7,5% em março ante igual mês do ano passado, segundo dados publicados pelo órgão alfandegário chinês nesta sexta. O resultado veio aquém da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,1% das exportações.

Para quem quiser surfar na alta do dólar, analistas preferem exposição às ações da Bolsa de Valores americana do que a compra da própria moeda. Isso porque, segundos os especialistas, o investidor tende a pagar taxas maiores na compra do dólar físico do que em outras modalidades de aplicações. Mais detalhes sobre onde investir em meio ao cenário atual do câmbio podem ser conferidos nesta matéria.

*Com informações do Broadcast