Publicidade

Últimas notícias

FMI: “criptomoedas demandam políticas abrangentes de segurança”

A organização fala em riscos para os investidores e para a economia

FMI: “criptomoedas demandam políticas abrangentes de segurança”
O bitcoin é a moeda digital de maior valor de mercado entre os criptoativos (Foto: Envato Elements)

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomenda a implementação de políticas abrangentes que protejam investidores e economias dos riscos associados às criptomoedas. “Sem salvaguardas robustas, o maior risco de fraude e má conduta poderia impactar negativamente os retornos esperados por investidores”, ressaltam diretores do FMI, em artigo publicado hoje no blog da instituição.

“Esses ativos, particularmente as stablecoins, poderiam potencialmente substituir as moedas oficiais e impactar significativamente as políticas monetárias e fiscais dos países. Isso é especialmente verdadeiro em mercados emergentes e economias em desenvolvimento, ressaltando a necessidade de uma abordagem de política abrangente, consistente e coordenada para cripto”, afirma o documento.

Para o FMI, o desenvolvimento de políticas para as criptomoedas precisa envolver três pilares: uma base sólida de macropolítica, tratamento jurídico claro e implementação efetiva.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A organização afirma que é preciso defender as moedas soberanas contra a substituição para manter as instituições confiáveis. E conceder às criptomoedas um status de moeda nacional poderia ameaçar a estabilidade financeira e afetar a soberania dos países, de acordo com o texto. Além disso, o FMI sugere que os criptoativos devem ser integrados às regras que já regem os fluxos de capital a fim de lidar com a volatilidade da moeda.

Com relação às políticas fiscais envolvendo criptomoedas, o Fundo defende a necessidade de um tratamento inequívoco e o desenvolvimento de regulamentações específicas, incluindo impostos sobre valor agregado ou taxas sobre renda ou patrimônio. E acrescenta: “Dada a natureza sem fronteiras do ecossistema de criptoativos, a colaboração internacional e o compartilhamento de informações são cruciais”.

Web Stories

Ver tudo
<
>