Últimas notícias

Genial lança índice para impulsionar negócios no mercado de capitais

O índice será atualizado em tempo real e poderá ser acessado na página da corretora na internet

Genial lança índice para impulsionar negócios no mercado de capitais
(Foto: Envato Elements)

A Genial Investimentos acaba de lançar o IFIA, primeiro índice destinado ao monitoramento dos Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro) do País. O objetivo é facilitar e impulsionar a negociação de papéis do setor no mercado de capitais nacional, oferecendo uma visão panorâmica e diária sobre o comportamento dos fundos, informa em comunicado a plataforma de investimentos.

O índice será atualizado em tempo real e poderá ser acessado na página da Genial na Internet. O CEO da Genial Investimentos, Rodolfo Riechert, afirmou na nota que “o número de investidores em Fiagro cresce em ritmo acelerado. Segundo dados da B3 (B3SA3), os fundos de investimento em cadeias agroindustriais ultrapassaram a marca de 300 mil investidores em junho, um crescimento de 344% em relação ao mesmo mês do ano passado”. “Com o IFIA, apresentamos ao mercado um índice que democratiza as informações sobre esses ativos”, acrescentou.

A carteira teórica do IFIA conta com 17 ativos, de um total de 31 ativos. Os critérios de composição são semelhantes aos do IFIX, de fundos imobiliários. São selecionadas para compor o IFIA as cotas dos Fiagros que atendam cumulativamente aos seguintes critérios: índice de negociabilidade e presença em pregão de 95% nos últimos quatro meses, além de não ter cotas de fundos negociadas a menos de um real. Serão excluídas da carteira as cotas dos Fiagros que deixarem de atender a qualquer um dos critérios de inclusão, ou que durante a vigência da carteira forem objeto de resgate total pelo fundo emissor.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com base nessa metodologia, a carteira teórica do IFIA acumula um desempenho superior ao IFIX nos últimos 14 meses. De setembro de 2022 a outubro de 2023, o novo índice acumula uma valorização de 11,03%, ante 7,26% do IFIX.