O principal índice da B3, o Ibovespa, abriu na manhã desta segunda-feira (24) em leve alta de 0,04%, chegando aos 120.219,62 pontos. O avanço ocorre em meio a expectativas por decisões nas taxas de juros de Estados Unidos, Europa e Japão. Além disso, dados de inflação nos EUA e mais balanços de empresas são esperados para os próximos dias.
- Veja também: Ibovespa futuro abre última semana de julho em queda
No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou há pouco que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 0,10% na terceira quadrissemana de julho, após avançar 0,07% na segunda leitura do mês.
Leia também
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) será divulgado na terça-feira (25) e deve indicar o caminho que a taxa básica de juros, a Selic, deve seguir. A expectativa de analistas e investidores nacionais é de que haja corte na Selic, em patamar de 13,75% ao ano atualmente. Também sai amanhã, de forma excepcional, o boletim Focus, data em que o Carrefour Brasil publica seu balanço.
- Veja também: Mercado hoje: Dólar hoje: moeda opera em baixa após anúncio de estímulos na China
Mais cedo, o Partido Comunista Chinês (PCCh), principal órgão decisório do país asiático, demonstrou confiança na recuperação de sua economia e anunciou medidas de estímulo e investimentos, que refletem na desvalorização do dólar frente a moedas emergentes e ligadas a commodities, como o real.