O principal índice da B3, o Ibovespa, opera em alta de 0,89% nesta terça-feira (25), chegando a 122.417,75 pontos, antes do meio-dia. O avanço se dá em meio à divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) e do Boletim Focus.
Leia também
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou mais cedo que o IPCA-15 recuou 0,07%, uma deflação maior do que a esperada. Já o Focus apontou para arrefecimento nas projeções inflacionárias para os próximos dois anos.
Ainda na manhã de hoje, foi divulgado o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em relação a junho, o indicador apresentou aumento de 2,5 pontos neste mês, chegando a 94,8 pontos. É o maior nível registrado desde janeiro de 2019.
Os números geram expectativas no mercado brasileiro, porque podem indicar um corte na taxa básica de juros, a Selic, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para agosto. Desde junho de 2022, a Selic está em 13,75%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além disso, o anúncio feito ontem (24) pelo Partido Comunista Chinês (PCCh), de novas medidas de estímulos à economia chinesa, ainda repercute nos resultados de hoje: a maioria das bolsas asiáticas fecharam em alta. O minério de ferro subiu 1,36% em Dalian. Com isso, a ação da Vale SA (VALE3) vai se valorizando em 3,74%, negociada a R$ 72,50, pouco antes do meio-dia.