O Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira (13), marcada por decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Às 15h54, a principal referência da B3 avança 0,50%, aos 127.034,12 pontos, após oscilar entre máxima a 127.170,92 pontos e mínima a 126.298,76 pontos.
Leia também
O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) optou por manter a taxa dos juros americanos no intervalo entre 5,25% a 5,50% ao ano. A decisão foi unânime e ficou em linha com as expectativas do mercado. Após o anúncio, as Bolsas de Nova York aceleraram ganhos.
Nasdaq sobe 0,57%, já S&P 500 e Dow Jones avançam 0,61% e 55%, respectivamente. No dia, também foi divulgado o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que ficou estável em novembro ante outubro, em linha com o consenso de analistas ouvidos pela FactSet.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mais tarde, chega a vez do Comitê de Política Monetária (Copom) anunciar sua decisão de juros no Brasil. De acordo com a previsão do Grupo Consultivo Macroeconômico da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), a Selic deve encerrar o ano em 11,75%, com o ritmo de queda de 0,50 ponto percentual sendo mantido na reunião de dezembro.
Olhando para a Bolsa brasileira, as ações da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do Ibovespa, caem na sessão. O movimento acompanha a desvalorização do minério de ferro, que fechou em baixa de 1,35% em Dalian, na China. Outras empresas do setor de mineração também operam no campo negativo, como Gerdau (GGBR4), CSN (CSNA3) e Usiminas (USIM5).
Entre os destaques positivos do dia, as ações da Hapvida (HAPV3) sobem 4,10%, recuperando parte das perdas de terça-feira (12), após a companhia informar que Mauricio Fernandes Teixeira renunciou ao cargo de diretor-vice-presidente Financeiro e de Relações com Investidores. Os papéis da Yduqs (YQUD3) e da Gol (GOLL4) também têm um desempenho positivo no pregão.
Em contrapartida, as ações da Eztec (EZTC3) lideram as baixas do Ibovespa, repercutindo um relatório do Goldman Sachs, que rebaixou a recomendação da empresa de neutro para venda, segundo informações do Broadcast. Na visão do banco, os retornos sobre o patrimônio (ROEs, na sigla em inglês) da companhia devem apresentar dificuldades de crescimento, ao contrário de seus pares.
Publicidade
Na terça-feira (12), o Ibovespa encerrou a sessão em queda de 0,40%, aos 126.403,03 pontos, após a divulgação de dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.