Últimas notícias

Ibovespa hoje: Bolsa fecha em alta e volta ao patamar de 130 mil pontos

Papéis da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR3;PETR4) ajudaram a puxar o índice

Ibovespa hoje: Bolsa fecha em alta e volta ao patamar de 130 mil pontos
Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (6), com amparo na valorização das ações de maior peso no índice. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 2,21%, aos 130.416,31 pontos, na máxima da sessão.

Pela manhã, investidores monitoraram a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O documento não trouxe qualquer indicação de que a autoridade monetária poderá ampliar o ritmo de cortes da Selic. Vale lembrar que, na semana passada, o Comitê optou por reduzir a taxa básica de juros brasileira em 0,5 ponto percentual.

Nesta terça, o movimento que trouxe o Ibovespa de volta aos 130 mil pontos teve amparo na valorização das ações de grande peso para o índice, com os papéis da Vale (VALE3), da Petrobras (PETR3;PETR4) e de grandes bancos no campo positivo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As ações do Bradesco (BBDC4) ficaram entre as principais altas do dia e chegaram a subir mais de 6% ao longo da sessão. Os papéis do Itaú (ITUB4) também subiram, após o banco divulgar seu resultado do quarto trimestre de 2023.

“Os papéis do setor financeiro refletiram a boa recepção do balanço de 2023 do Itaú, enquanto Bradesco refletiu o entendimento de que o banco deve capturar maiores benefícios com a OPA (Oferta Pública de Aquisição) para fechamento do capital da Cielo (CIEL3)”, destaca Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos.

Vale destacar que o Bradesco (BBDC4) e o Banco do Brasil (BBAS3), bancos controladores da Cielo (CIEL3), lançarão uma oferta para fechar o capital da companhia de meios de pagamento, que é listada na B3 desde 2009. Veja mais detalhes nesta matéria.

Entre os destaques positivos do dia, também estiveram as ações da Natura (NTCO3), após a companhia divulgar que avalia uma possível separação da Natura&Co Latam e Avon em duas companhias de beleza independentes e de capital aberto.

Em contrapartida, os papéis da Embraer (EMBR3) ficaram entre as principais baixas do Ibovespa, pressionados após o HSBC cortar a recomendação para a ação de compra para hold (equivalente à neutra).

Publicidade

Na segunda-feira (5), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 0,32%, aos 127.593,49 pontos, em movimento contrário aos índices acionários norte-americanos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.