O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (4), pela primeira vez em outubro. A principal referência da B3 encerrou o pregão em valorização de 0,17%, aos 113.607,45 pontos, após oscilar entre máxima a 114.075,29 pontos e mínima a 113.036,30 pontos.
Leia também
Os índices acionários dos Estados Unidos também fecharam o dia no campo positivo, sendo que Nasdaq, Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 1,35%, 0,38% e 0,80%, respectivamente. Investidores repercutiram a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos Estados Unidos, que caiu de 54,5 em agosto para 53,6 em setembro, levemente abaixo do esperado pela FactSet, que previa queda a 53,7.
Na Bolsa brasileira, as ações de grandes bancos tiveram um dia positivo, com o Índice Financeiro (IFNC) em valorização acima de 2%, após a Câmara dos Deputados aprovar o Marco das Garantias, mecanismo que pode impulsionar a concessão de crédito no País. A proposta segue agora para sanção presidencial. “A notícia é positiva para o setor, pois com garantias mais sólidas os bancos tem mais segurança e confiabilidade, podendo reduzir juros dos empréstimos”, avaliou Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos, ao Broadcast.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outro grupo que se saiu bem na B3 foi o de companhias aéreas, com CVC (CVCB3) e Gol (GOLL4) entre os principais destaques positivos do Ibovespa. O movimento acompanhou a desvalorização dos preços do petróleo, que fechou em queda de mais de 5%, em meio a incertezas sobre a oferta da commodity e a preocupações com um possível recuo da demanda global. Veja detalhes nesta reportagem.
Por outro lado, o desempenho do petróleo levou os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4) a registraram a pior perda do Ibovespa, com outras petrolíferas como Prio (PRIO3), 3R Petroleum (RRRP3) e Petroreconcavo (RECV3) entre os principais destaques negativos do dia. As ações da Vale (VALE3), de grande peso para o índice, também tiveram um dia negativo, após o minério de ferro fecha em queda de 1,05% na Bolsa de Cingapura.
Na terça-feira (3), o Ibovespa encerrou em baixa de 1,42%, aos 113.419,04 pontos, com o avanço do dólar e dos títulos americanos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.