Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha em queda após falas de Lula sobre Petrobras

Ao SBT, presidente afirmou que a estatal não pode pensar apenas em seus acionistas

Ibovespa hoje: índice fecha em queda após falas de Lula sobre Petrobras
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (11), dia em que o mercado monitorou a reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), realizada para discutir a distribuição de dividendos da companhia. A principal referência da B3 terminou o dia em desvalorização de 0,75%, aos 126.123,56 pontos, oscilando entre máxima a 127.067,97 pontos e mínima a 126.065,16 pontos.

Após o mercado reagir mal à notícia de que a Petrobras não pagaria proventos extraordinários, Lula e Prates marcaram um encontro nesta segunda para tratar sobre o assunto. Conforme apuração do Broadcast, o grupo de conselheiros na petroleira indicado pelo governo pode rever a decisão de reter 100% dos proventos extraordinários da estatal.

Diante das expectativas por uma potencial revisão sobre os dividendos extras, as ações da estatal até chegaram a ampliar os ganhos na reta final do pregão, com os papéis preferenciais subindo mais de 1,5%. No entanto, o movimento foi apagado após falas de Lula ao SBT sobre a estatal serem disponibilizadas ao público. Segundo ele, a empresa não pode pensar apenas em seus acionistas e deve levar em consideração os mais de 200 milhões de brasileiros. “Se for atender apenas à choradeira do mercado não faz nada”, disse.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na sessão desta segunda, a Bolsa brasileira também foi penalizada pelo recuo dos papéis da Vale (VALE3), de maior peso para a composição da carteira teórica do Ibovespa. Outras ações do setor de mineração e siderurgia, como Usiminas (USIM5) e CSN Mineração (CMIN3), também sofreram, depois de o minério de ferro fechar em queda de 5,41%, na Bolsa de Dalian, na China.

Em contrapartida, as ações da 3R Petroleum (RRRP3) e da Petrorecôncavo (RECV3) figuraram entre as principais altas do Ibovespa nesta segunda. O movimento ocorreu devido a uma troca de posições no setor, após o mercado se decepcionar com a falta de dividendos extraordinários da Petrobras. “3R Petroleum também soltou um balanço bem acima do esperado, e ainda conta com a expectativa de fusão com Petrorecôncavo”, destaca Anderson Silva, head de renda variável e sócio da GT Capital.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Web Stories

Ver tudo
<
>