Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice fecha em queda com feriado nos EUA e recuo da Vale (VALE3)

Ações da Azul (AZUL4) lideraram perdas, com investidores ainda repercutindo a situação financeira da empresa

Ibovespa hoje: índice fecha em queda com feriado nos EUA e recuo da Vale (VALE3)
O Ibovespa é o principal índice da B3. Foto: Adobe Stock

Ibovespa hoje terminou a sessão em queda, com os mercados fechados nos Estados Unidos, pelo feriado do Dia do Trabalho (Labor Day). Nesta segunda-feira (2), a principal referência da B3 encerrou o pregão em baixa de 0,81%, aos 134.906,07 pontos, após oscilar entre mínima a 134.496,70 pontos e máxima a 136.003,81 pontos.

No noticiário doméstico, o destaque foi a divulgação do Boletim Focus. A mediana do relatório para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2024 subiu pela sétima semana consecutiva, de 4,25% para 4,26%, distanciando-se do centro da meta, de 3,00%. Já a projeção para a Selic no fim do ano se manteve em 10,50% pela 11ª semana consecutiva.

Na Bolsa brasileira, o pregão foi negativo para as ações da Petrobras (PETR3;PETR4), mesmo com o avanço dos contratos futuros de petróleo. A commodity voltou a subir com investidores de olho nas tensões do Oriente Médio e sinais de aperto na oferta. Mais detalhes sobre o desempenho diário do petróleo podem ser conferidos nesta reportagem.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outro ativo de peso que sofreu foi a Vale (VALE3), acompanhando o tombo do minério de ferro na China. O contrato mais negociado da commodity no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, para janeiro de 2025, encerrou em queda de 4,36%, com investidores cautelosos em relação à economia do país asiático. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) chinês recuou de 49,4 em julho para 49,1 em agosto, abaixo da expectativa dos analistas ouvidos pelo FactSet, que esperavam que o indicador se mantivesse estável.

Liderando as perdas do Ibovespa no dia, estiveram as ações da Azul (AZUL4), que derreteram mais de 18%, com investidores ainda repercutindo a situação financeira da empresa, que pode fazer um follow-on (oferta subsequente de ações), entre outras alternativas, para evitar um pedido de Chapter 11 nos Estados Unidos, equivalente à  recuperação judicial no Brasil.

Em contrapartida, as ações da 3R Petroleum (RRRP3) figuraram entre as maiores altas do índice, impulsionadas pelo desempenho do petróleo. Outro destaque positivo foi o Assai (ASAI3), em meio a boatos de fusão com o Grupo Mateus (GMAT3). “Alguns players do mercado veem a fusão como algo benéfico para o Assai, que pode ganhar força em outras regiões além do Norte e Nordeste, e diminuir seu endividamento”, afirma Hemelin Mendonça, especialista em mercado de capitais e sócia da AVG Capital.

Como é calculado o índice Ibovespa?

O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade

*Com informações do Broadcast