Tempo Real

Ibovespa hoje recua após sinais de enfraquecimento da economia dos EUA; veja os destaques do dia

Indicadores americanos vieram abaixo das expectativas e aumentam a cautela entre investidores. Saiba mais

Ibovespa hoje recua após sinais de enfraquecimento da economia dos EUA; veja os destaques do dia
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O Ibovespa hoje abriu em queda de 0,06%, aos 136.034 pontos nesta quinta-feira (5). A abertura de negócios ocorre de olho em indicadores de emprego dos Estados Unidos, em véspera de payroll – confira a agenda completa nesta matéria.

A desvalorização acontece após o Índice Bovespa encerrar o último pregão com ações predominando em alta na Bolsa – veja aqui. Já na abertura dos negócios desta quinta-feira, o fôlego pode ser limitado no principal índice da B3 hoje na esteira dos futuros de Nova York e variação das commodities.

Com o humor misto no exterior, a atenção se volta à situação econômica dos Estados Unidos diante das pistas vindas dos indicadores desta quinta-feira (5). Os investidores se mantêm cautelosos diante de novos sinais de enfraquecimento da atividade americana.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo dados do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o número de pedidos de auxílio-desemprego caiu 5 mil na semana encerrada em 31 de agosto, para 227 mil. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam 230 mil solicitações.

Enquanto isso, a criação de empregos no setor privado americano em julho foi revisada para 111 mil, de 122 mil estimado anteriormente, de acordo com pesquisa mensal da Automatic Data Processing (ADP). O levantamento também mostrou que os salários no setor privado tiveram expansão média anual de 4,8% em agosto.

No geral, os resultados não indicam uma tendência em relação à economia americana, o que eleva mais a
expectativa pelo payroll, que engloba dados dos setores privado e público.

O que movimenta o Ibovespa hoje

Bolsas internacionais

Os futuros de Nova York rondam a estabilidade. Já as bolsas da Europa buscam recuperação, mas preocupação com economia dos EUA limita alta.

Na quarta-feira (4), a abertura de vagas aquém do esperado no país reforçou o temor de que os EUA possam entrar em recessão, apesar da consolidada expectativa por cortes de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) este mês.

Na Alemanha, as encomendas à indústria subiram 2,9% em julho ante junho, bem acima das expectativas de analistas consultados pela FactSet, que previam queda de 1,9% no período.

Publicidade

No Japão, o Banco Central sinalizou que deve continuar aumentando as taxas de juros se confirmar que tendências econômicas positivas, como crescimento salarial, estão firmemente estabelecidas, segundo o dirigente da autoridade monetária Hajime Takata.

Commodities

Entre as commodities, o petróleo sobe em torno de 1,00%, mas o minério de ferro fechou em queda de 2,58% na Bolsa de Dalian, na China.

Às 9h44, os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) de Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3) também iam em direções opostas, em alta de 0,40% e recuo de 0,20%, respectivamente, no pré-mercado de Nova York.

Mercado brasileiro

Os números do Governo Central estão na mira do mercado hoje, diante das preocupações com a deterioração das contas públicas. A mediana apontada pela pesquisa do Projeções Broadcast é de um primário negativo em R$ 7,135 bilhões.

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, tem tido conversas com a oposição no Senado antes de sua sabatina para a presidência do BC, marcada para outubro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que concedia isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a móveis e eletrodomésticos da linha branca destinados “aos residentes em áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos”, segundo publicado no Diário Oficial.

Em contrapartida, há alguns sinais de alívio temporário às contas públicas e à inflação, após a Aneel mudar a bandeira vermelha nível 2 para patamar 1 – saiba todos os detalhes nesta matéria.

Esses e outros eventos e indicadores devem movimentar a Bolsa de Valores brasileira, assim como o Ibovespa hoje.

Publicidade

*Com informações do Broadcast