O Ibovespa vem renovando mínimas na última hora, enquanto os índices acionários norte-americanos operam sem direção única. Às 15h28 desta quinta-feira (18), a principal referência da B3 recua 0,78%, aos 127.515,52 pontos, após oscilar entre máxima a 129.046,63 pontos e mínima a 127.354,04 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, o Dow Jones recua 0,02%, enquanto Nasdaq e S&P 500 têm ganhos de 0,78% e 0,33%, respectivamente. Já no continente europeu, as Bolsas fecharam em alta, após a ata do Banco Central Europeu (BCE) alimentar a expectativa pela próxima decisão de juros da autoridade monetária, que deve ocorrer na semana que vem.
Na B3, as ações da Energisa (ENGI11) figuram entre os principais destaques negativos do dia. O movimento ocorre após a empresa confirmar os rumores de que prepara uma nova oferta de ações, de cerca de R$ 2 bilhões. Em comunicado ao mercado, a companhia esclareceu que está trabalhando na documentação visando à possível realização da operação, que conta com o Itaú BBA na qualidade de coordenador líder.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os papéis da Hapvida (HAPV3) também sofrem na sessão, após a má recepção do mercado com notícias envolvendo a investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) sobre descumprimento de liminares judiciais pela gigante de saúde. Nesta reportagem, veja como analistas encaram os papéis da empresa diante dos fatos que vieram a público.
Do lado oposto, as ações da PetroReconcavo (RECV3) e da 3R Petroleum (RRRP3) lideram os ganhos do Ibovespa, em forte alta. A primeira dispara 11,17%, enquanto a segunda sobe 6,30%. O movimento ocorre após a proposta da Maha Energy (MAHA-A) em realizar uma fusão entre apenas os ativos onshore (em terra) da 3R com os da PetroRecôncavo. Confira nesta reportagem a opinião de analistas sobre a possível operação.
Na quarta-feira (17), a principal referência da B3 encerrou a sessão em queda de 0,60%, aos 128.523,83 pontos, com petrolíferas em destaque negativo.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.