Últimas notícias

Mester, do Fed, alerta contra complacência sobre avanço da inflação

Mester disse ainda que o período atual questiona a visão de que BCs devem ignorar choques de oferta

Mester, do Fed, alerta contra complacência sobre avanço da inflação
Presidente do Federal Reserve de Cleveland, Loretta Mester 18/11/2015 REUTERS/Lucas Jackson

Por André Marinho – A presidente da distrital do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em Cleveland, Loretta J. Mester, afirmou hoje que as expectativas de inflação nos Estados Unidos estão menores que as leituras inflacionárias atuais, mas advertiu contra a “complacência” com essa tendência.

“O fato de os preços salientes da gasolina e dos alimentos permanecerem elevados sugere que há algum risco de que as expectativas de inflação de longo prazo das famílias e empresas continuem a subir”, alertou, em discurso durante o Fórum do Banco Central Europeu (BCE), em Sintra, Portugal.

A dirigente explicou que a comunicação dos bancos centrais pode exercer papel fundamental na ancoragem das expectativas. Segundo ela, um eventual avanço sustentado dessas métricas anularia qualquer impacto de mudanças benéficas no hiato de produto e a política monetária precisaria ter que agir mais energicamente para atingir a estabilidade de preços.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mester argumentou ainda que o “desafiador” período atual questiona a visão de que BCs devem ignorar choques de oferta. “Em algumas circunstâncias, esses choques poderiam ameaçar a estabilidade das expectativas de inflação e exigiriam ação política”, ressaltou. “Os bancos centrais precisarão ser resolutos e intencionais ao tomar medidas para reduzir a inflação”, defendeu.