Últimas notícias

Musk aposta que nave SpaceX entrará em órbita em 2022

A SpaceX ainda está planejando um lançamento em 2023 do que chama de primeira missão lunar privada do mundo

Musk aposta que nave SpaceX entrará em órbita em 2022
SpaceX, empresa de Elon Musk (Foto: Joe Skipper/Reuters)

Elon Musk disse na quinta-feira estar “altamente confiante” que sua nova nave espacial SpaceX, projetada para viagens à Lua e a Marte, chegará à órbita da Terra pela primeira vez neste ano, apesar de uma série de obstáculos técnicos e regulatórios.

Musk reconheceu as dificuldades que a SpaceX enfrentou no desenvolvimento dos motores “Raptor 2” para seu foguete Super Heavy, um propulsor de lançamento reutilizável de última geração projetado para transportar a espaçonave Starship para a órbita.

Ele citou problemas como o derretimento dentro das câmaras de propulsão dos motores devido ao calor intenso. Mas disse que “estamos muito perto de resolver isso” e previu aumentar a produção para cerca de sete ou oito motores por semana até o próximo mês e produzir uma nova nave estelar e um propulsor por mês até o final do ano.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“A essa altura, sinto-me altamente confiante de que entraremos em órbita este ano”, disse Musk, que também preside a fabricante de carros elétricos Tesla.

Espera-se que a Administração Federal de Administração (FAA) decida nas próximas semanas se o projeto no Texas representa um impacto ambiental significativo para a área e se deve envolver um estudo mais extenso antes de as operações serem licenciadas.

Questionado sobre o status da revisão da FAA, Musk disse: “Não temos muito conhecimento sobre como as coisas estão com a FAA”, mas que “recebemos uma indicação aproximada de que pode haver um aprovação em março.”

A SpaceX ainda está planejando um lançamento em 2023 do que chama de primeira missão lunar privada do mundo, com o empresário japonês Yusaku Maezawa e uma dúzia de artistas a bordo de uma nave para dar a volta na Lua e retornar à Terra.