• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Petrobras (PETR3; PETR4) inicia operação da maior unidade de gás natural do País; veja

O complexo da estatal terá capacidade de produzir 12 mil barris por dia. A inauguração será em breve. Confira

Por Júlia Pestana

12/09/2024 | 10:32 Atualização: 12/09/2024 | 10:32

Fachada da Petrobras. Foto: Adobe Stock
Fachada da Petrobras. Foto: Adobe Stock

A Petrobras (PETR3; PETR4) iniciou os procedimentos para entrada em operação da maior unidade de processamento de gás natural (UPGN) do País, localizada em Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Leia mais:
  • Usucapião: como comprovar a posse de um imóvel por lei
  • Como a Vale (VALE3) vai enfrentar os preços baixos de minério? Citi avalia
  • Ex-BBB conta como conseguiu abocanhar prêmios milionários em apostas
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste momento, estão sendo realizadas as etapas finais de preparo da UPGN, com a calibração de processos e equipamentos. Nessa fase, o gás ainda não é disponibilizado para o mercado. O início das operações comerciais está previsto para a primeira quinzena de outubro.

A estatal ainda informa, em comunicado, que a unidade receberá gás do pré-sal da Bacia de Santos, transportado por meio do gasoduto Rota 3, que também iniciará operação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O Projeto Integrado Rota (PIR3), do qual faz parte a UPGN, é estratégico para a Petrobras, pois possibilitará o aumento da oferta de gás natural ao mercado brasileiro, com rentabilidade para a companhia“, afirma.

A empresa ainda informa que passou a nomear o Polo Industrial de Itaboraí, onde está instalada a UPGN, como Complexo de Energias Boaventura, em referência ao Convento São Boaventura, localizado dentro do polo industrial. O Complexo será inaugurado nesta sexta-feira (13).

Além do gasoduto implantado para o escoamento de gás natural e da UPGN, a petroleira informa que também está trabalhando em outros projetos no Complexo, como duas termelétricas a gás para participação nos leilões previstos pelo setor elétrico, e ainda prevê construir outras unidades de refino para produção de combustíveis e de lubrificantes.

Após a conclusão das obras de todo o Complexo, o conjunto de unidades da Petrobras (PETR3; PETR4) terá capacidade aproximada de produzir 12 mil barris por dia (bpd) de óleos lubrificantes de Grupo II, 75 mil bpd de diesel S-10 e 20 mil bpd de querosene de aviação (QAV-1). A planta vai operar em sinergia com a Refinaria Duque de Caxias (Reduc).

Publicidade

* Com informações do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • petr4
  • Petrobras (PETR3)
Cotações
25/04/2026 5h31 (delay 15min)
Câmbio
25/04/2026 5h31 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 2

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

  • 3

    Ibovespa nas máximas: investir agora ou esperar queda? Veja a estratégia usada pelos especialistas

  • 4

    Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

  • 5

    20 fundos de crédito privado renderam apenas 28,4% do CDI no 1º trimestre — em um deles a cota caiu

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Logo E-Investidor
Idosos podem retirar fraldas geriátricas gratuitamente, desde que apresentem estes documentos
Imagem principal sobre o Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Logo E-Investidor
Quais idosos têm direito ao transporte gratuito? Veja como funciona para pessoas com 60 anos e 65 anos
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas na conta de luz: 2 maneiras para renegociar faturas atrasadas
Últimas: Tempo Real
B3 vê avanço em regra que limita mercado preditivo e prepara estreia de contratos
Tempo Real
B3 vê avanço em regra que limita mercado preditivo e prepara estreia de contratos

Resolução do CMN restringe mercados preditivos no Brasil, mas não deve afetar contratos da B3 atrelados a Ibovespa, dólar e bitcoin

24/04/2026 | 19h59 | Por Beatriz Rocha
Mudança em índice global pode mexer com Bolsa brasileira, abrindo espaço para o Itaú (ITUB4)
Tempo Real
Mudança em índice global pode mexer com Bolsa brasileira, abrindo espaço para o Itaú (ITUB4)

Um evento técnico no mercado global pode provocar compras e vendas automáticas de ações brasileiras nas próximas semanas, na avaliação do BofA

24/04/2026 | 15h50 | Por Luísa Laval
Bolsas da Europa fecham em queda com temores sobre Estreito de Omuz e diálogo travado entre EUA e Irã
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham em queda com temores sobre Estreito de Omuz e diálogo travado entre EUA e Irã

Trump voltou a ameaçar o Irã com a possibilidade de uma ação militar, caso não haja acordo entre as partes

24/04/2026 | 14h43 | Por Isabella Pugliese Vellani
Juros altos turbinam Tesouro Direto — IPCA+ já paga 7,63%
Tempo Real
Juros altos turbinam Tesouro Direto — IPCA+ já paga 7,63%

Com taxas em alta, títulos indexados à inflação ganham destaque para o longo prazo, enquanto o Tesouro Selic segue como porto seguro no curto prazo

24/04/2026 | 13h51 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador