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Petrobras (PETR4) perde posto de empresa mais valiosa da América Latina

Companhia foi ultrapassada pelo Mercado Livre (MELI), que viu suas ações dispararem após balanço trimestral

Petrobras (PETR4) perde posto de empresa mais valiosa da América Latina
Fachada da Petrobras (PETR3;PETR4). Foto: Adobe Stock

A Petrobras (PETR3;PETR4) deixou de ser nesta sexta-feira (2) a empresa com maior valor de mercado da América Latina. A troca de liderança ocorreu em meio ao disparo das ações do Mercado Livre (MELI), empresa que apresentou lucro líquido de US$ 531 milhões no segundo trimestre de 2024, um avanço de 103% em relação ao mesmo período de 2023.

De acordo com a plataforma Companies Market Cap, a petroleira tem atualmente um valor de mercado estimado em US$ 87,32 bilhões, ocupando a 185ª colocação do ranking geral de empresas globais. Enquanto isso, o Mercado Livre, com valor de mercado de US$ 89,04 bilhões, superou a empresa brasileira e passou a figurar no 181° lugar da lista nesta sexta-feira, sendo assim a companhia latina mais valiosa.

Com o mercado reagindo positivamente aos números do segundo trimestre de 2024, as ações do Mercado Livre subiram 10,59% a US$ 1.766,14 na Nasdaq nesta sexta. Já os papéis ordinários da Petrobras (PETR3) registraram queda de 3,04%, a R$ 38,64, e os preferenciais (PETR4) cederam 3,01% a R$ 35,73.

Resultados do Mercado Livre surpreendem

Além do avanço no lucro líquido, a receita do Mercado Livre cresceu no trimestre e atingiu US$ 5,1 milhões – uma alta de 42% versus o mesmo período de 2023. Para o Santander, que reiterou recomendação outperform (equivalente à compra) para companhia, outra métrica de destaque foi o aumento anual de 19% no número de compradores únicos em toda a América Latina.

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Já o GMV (volume bruto de mercadorias) do e-commerce foi de US$ 12,6 bilhões, impulsionado pelo desempenho no México e no Brasil, que registraram crescimentos anuais de 30% e 36%, respectivamente. “Em e-commerce, atingimos o maior crescimento de itens vendidos e de compradores desde 2021, ano de pandemia. A operação tem um aumento muito forte e está ganhando cada vez mais força. O Brasil foi o grande destaque dentro disso”, destacou o diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado do Mercado Livre, Richard Cathcart, em teleconferência.

Na visão do Santander, o avanço do GMV do e-commerce do Mercado Livre em um ambiente de varejo difícil ressalta ganhos de participação de mercado pela empresa, principalmente do varejo off-line para o online. “Com a fintech a todo vapor e a Argentina se estabilizando, tudo em meio a possíveis cortes nas taxas de juros dos Estados Unidos, acreditamos que o Mercado Livre pode se tornar um alvo principal para rotação de investidores”, reforçou o banco em relatório.

Já a Genial Investimentos, que tem recomendação de compra para os Brazilian Depositary Receipts (BDRs) do Mercado Livre (MELI34), considerou o desempenho da varejista no segundo trimestre foi forte, superando as estimativas do consenso. Mesmo as operações da Argentina estão mostrando sinais de melhora, na opinião da casa, com um crescimento anual de 8% no número de itens vendidos, após uma queda de anual 4% no primeiro trimestre.

Cathcart, do Mercado Livre, disse que os investimentos em logística, a ampliação de concessão de crédito, bem como questões ligadas à economia argentina, ainda pesam nos resultados. No entanto, ele acredita que melhorias na logística e no crédito são fundamentais para futuras vantagens competitivas da companhia, enquanto na Argentina, em sua visão, é possível ver sinais de avanço.