Últimas notícias

Política climática vai recuperar cooperação internacional, diz ministro

Em seu discurso, Vieira disse que sua posse é a oportunidade de retomar "o que fora bruscamente interrompido"

Política climática vai recuperar cooperação internacional, diz ministro
Emissão de gases é uma das principais causas do aquecimento global, combatido por parte dos maiores bilionários do mundo. (Fonte: Chris_LeBoutillier/Pixabay)
  • "Para política do clima, o Brasil vai desempenhar papel de facilitador de consensos", afirmou Mauro Vieira. O ministro ainda disse que a proposta de realizar uma cúpula do clima na Amazônia será elaborada.
  • O ministro ainda sustentou que o Brasil tem "todas as condições para se consolidar como potência energética" para produção de energia limpa e defendeu a criação de um mercado internacional de carbono.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou em seu discurso de posse a política do clima e a retomada da cooperação internacional para cumprir metas ambiciosas de combate às mudanças climáticas.

“Para política do clima, o Brasil vai desempenhar papel de facilitador de consensos”, afirmou. O ministro ainda disse que a proposta de realizar uma cúpula do clima na Amazônia será elaborada.

A posição se alinha a que o Brasil adotava antes do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ao iniciar seu discurso, Vieira, que foi chanceler do governo de Dilma Rousseff entre 2015 e 2016, disse que sua posse é a oportunidade de retomar “o que fora bruscamente interrompido”, em referência ao processo de impeachment sofrido por Dilma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em recado ao agro, o chanceler disse que “somos e continuaremos sendo potência agrícola” e prometeu atuar para fortalecer todos os elos da cadeia de alimentos, abrir mercados e diminuir barreiras para o comércio agrícola. Mais cedo, como mostrou o Broadcast Político, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) criticou a extinção do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério de Relações Exteriores.

O ministro ainda sustentou que o Brasil tem “todas as condições para se consolidar como potência energética” para produção de energia limpa e defendeu a criação de um mercado internacional de carbono.

Vieira disse que cumprirá a promessa de Lula de que sua gestão irá utilizar o G20, que o Brasil presidirá em 2024, “de maneira criativa”.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos