• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Setor financeiro pesa e Ibovespa tem recuo antes de ata do Fed

Bancos e B3 eram as principais pressões baixistas ao índice

Por Reuters

25/05/2022 | 12:37 Atualização: 25/05/2022 | 12:37

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA

O principal índice da bolsa brasileira exibia queda nesta quarta-feira, com o mercado no aguardo da divulgação à tarde da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed).

Leia mais:
  • Analistas temem interferência na Petrobras
  • Vamos nos livrar da inflação antes das economias avançadas, diz Guedes
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Bancos e B3 eram as principais pressões baixistas ao índice, enquanto Petrobras, cuja troca de comando segue no radar dos investidores, avançava.

Às 11:50 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,23%, a 110.321,50 pontos, após quatro alta seguidas. O volume financeiro era de 6 bilhões de reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O grande determinante de preço da sessão vai ser a ata do Fed, até porque a participação do investidor estrangeiro tem aumentado nos últimas dias na bolsa”, diz Luiz Adriano Martinez, gestor de portfólio da Kilima Asset.

A ata da última reunião de política monetária do Fed, quando a taxa básica de juros dos Estados Unidos foi elevada em 0,5 ponto percentual, será publicada às 15h (horário de Brasília). A expectativa do mercado precificada na curva de juros norte-americana é de uma alta de igual magnitude na próxima reunião.

Martinez afirma que investidores vão procurar por sinais de um potencial aperto monetário mais agressivo pelo Fed, mas ressalta que “não é o que deve acontecer. O Fed deve manter o discurso das últimas declarações, sem estar muito assustado com os números recentes de inflação mais fortes”.

Os principais índices em Wall Street subiam entre 0,6% e 1,3%, após queda na abertura.

Publicidade

No Brasil, a possibilidade de votação na Câmara dos Deputados de proposta que fixa teto de 17% para a alíquota do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) sobre combustíveis e energia elétrica ficou para esta quarta-feira.

DESTAQUES

– PETROBRAS PN subia 1,8 diante de alta de quase 1% nos preços do petróleo Brent com cenário apertado de oferta e perspectiva de maior demanda por causa do fluxo de veículos nos EUA no verão. 3R PETROLEUM ON avançava 3,4%, a quinta alta seguida, e PETRORIO ON operava 1,4% no positivo.

– SANTANDER BRASIL UNIT caía 3,4%, BANCO DO BRASIL ON recuava 1,9%, BRADESCO PN cedia 1,5% e ITAÚ UNIBANCO PN perdia 1,4%. Ainda no setor financeiro, B3 desvalorizava-se 2,3%.

Publicidade

– VALE ON exibia alta de 0,1% e siderúrgicas operavam sem direção comum. Os contratos futuros de aço em Xangai não registraram grandes alterações de preços, com preocupação por lockdowns na China contrapondo medidas de estímulos econômicos. Contratos do minério de ferro fecharam com acréscimo de 0,4% em Dalian, mas caíram no mercado à vista para entrega na China, segundo dados da consultoria SteelHome.

– EDP ENERGIAS DO BRASIL ON tinha alta de 1,7% e ELETROBRAS PNB mostrava ganho de 1,9%. Analistas do JPMorgan revisaram as recomendações para o setor e rebaixaram a “neutro” CPFL ENERGIA ON, que tinha queda de 1,5%. ISA CTEEP PN, que não faz parte do Ibovespa, perdia 0,4% após ser rebaixada a “underweight”, enquanto AES BRASIL ON, outra que não compõe o índice, exibia alta de 1,3% após ser elevada a “neutra”.

– AMERICANAS ON estendia queda da última sessão e apontava recuo de 4%.

– MRV ON mostrava valorização de 2%. O jornal O Estado de S.Paulo publicou que a subsidiária da empresa nos Estados Unidos planeja investir 6 bilhões de reais nos próximos cinco a seis anos e deve ganhar um sócio nos próximos três a quatro meses. Além disso, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou ao Valor que o governo federal ampliará o subsídio para financiamentos do programa Casa Verde e Amarela. O setor de construção mencionou negociações nesse âmbito a jornalistas na segunda-feira.

Publicidade

– CARREFOUR BRASIL ON mostrava baixa de 1,6%. O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou há pouco a aquisição do Grupo BIG pela empresa, mas com restrições.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3
Cotações
20/04/2026 6h33 (delay 15min)
Câmbio
20/04/2026 6h33 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Acumular grandes quantidades de dinheiro garante a grandeza? Veja o que diz Warren Buffett

  • 2

    Domicílio fiscal: os 7 países mais vantajosos — e o que cada um tributa

  • 3

    Pagar menos Imposto de Renda ou buscar mais retorno: o que realmente aumenta a rentabilidade da carteira?

  • 4

    Bitcoin volta aos US$ 77 mil após Irã reabrir Estreito de Ormuz e aliviar tensão global

  • 5

    Tesouro Direto dispara com Selic alta: veja como aproveitar os juros elevados

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: veja como consultar o extrato do INSS do segurado falecido
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: veja como consultar o extrato do INSS do segurado falecido
Imagem principal sobre o 4 gratuidades e descontos que idosos com mais de 60 anos têm direito
Logo E-Investidor
4 gratuidades e descontos que idosos com mais de 60 anos têm direito
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para pais autorizarem filhos a movimentar a conta pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para pais autorizarem filhos a movimentar a conta pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor em 2026
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: estes idosos não têm direito ao valor em 2026
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Últimas: Tempo Real
Petróleo dispara com escalada de tensão entre Irã e EUA
Tempo Real
Petróleo dispara com escalada de tensão entre Irã e EUA

Depois de cair abaixo de US$ 90 com a abertura pelo irã do Estreito de Ormuz, o petróleo abriu em alta de mais de 7% com ataque a cargueiro iraniano e ameaça de retaliação

19/04/2026 | 21h16 | Por E-Investidor
Semana sem dividendos na B3: veja o que esperar e onde ficar de olho
Tempo Real
Semana sem dividendos na B3: veja o que esperar e onde ficar de olho

Feriado de Tiradentes esvazia agenda de proventos, mas investidores devem acompanhar anúncios e datas-com

19/04/2026 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Agenda econômica da semana: inflação, PMIs e bancos centrais devem movimentar mercados
Tempo Real
Agenda econômica da semana: inflação, PMIs e bancos centrais devem movimentar mercados

Indicadores de inflação, atividade global e falas de dirigentes do BCE e Fed entram no radar e podem mexer com juros e ativos

19/04/2026 | 17h00 | Por Isabela Ortiz
Petrobras (PETR4) não pode se privar de seguir preços de mercado, diz eleito para o Conselho de Administração
Tempo Real
Petrobras (PETR4) não pode se privar de seguir preços de mercado, diz eleito para o Conselho de Administração

Advogado Marcelo Gasparino deve se juntar ao time do órgão que defende o reajuste dos combustíveis de acordo com a volatilidade do mercado internacional

19/04/2026 | 14h07 | Por Denise Luna

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador